Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil nesta segunda-feira, 27 de outubro, e até à noite já estará na divisa do Paraná com São Paulo avançando também pelo sul e oeste de Mato Grosso do Sul. Além da região Sul, esta frente fria aumenta o risco de fortes pancadas de chuva em parte do Sudeste e do Centro-Oeste do país.
No decorrer desta última semana de outubro, o deslocamento desta frente fria pela costa da região Sudeste, vai ajudar a formar áreas de chuva sobre todos os estados do Sudeste e do Centro-Oeste do país. A previsão é de que no decorrer da terça-feira, 28 de outubro, esta frente fria avance pelo litoral de São Paulo, na quarta-feira siga pelo litoral do estado do Rio de Janeiro chegando ao Espírito Santo entre quinta e sexta-feira.
Risco de chuva forte nesta segunda-feira
As áreas de instabilidade da frente fria que ainda atuam sobre o Sul do Brasil nesta segunda-feira,27, podem provocar temporais na região da Grande Curitiba, em locais do centro-leste, norte e oeste do Paraná. No sudoeste e sul do Paraná, as pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes. Também há risco de temporais na serra e no litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí. Já no centro e oeste catarinense, algumas pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes. No extremo norte do Rio Grande do Sul ainda pode chover com moderada a forte intensidade em alguns locais, mas a maioria das áreas gaúchas já não será mais afetada pelas áreas de instabilidade desta frente fria.
Na região Sudeste, as áreas de São Paulo próximas da divisa com o Paraná entram em alerta para temporais, como a região de Presidente Prudente e de Ourinhos. A chuva acontece desde cedo nessas regiões. Já na Grande São Paulo, pelo litoral e nas demais áreas do interior paulista, há risco de pancadas de chuva moderadas a fortes, principalmente à tarde e à noite.
Algumas pancadas de chuva moderadas a fortes também poderão acontecer a partir da tarde no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, no Grande Rio e em quase todas as regiões fluminenses. Áreas como o norte fluminense, a região de Belo Horizonte, o Espírito Santo e o leste de Minas poderão ter algumas pancadas de chuva, mas de forma isolada e sem risco de transtornos, por enquanto.
Na região Centro-Oeste do país, a nova frente fria estimula o aumento da instabilidade sobre o Mato Grosso do Sul, e em algumas áreas de Mato Grosso e de Goiás. A Climatempo alerta para temporais no centro-sul de Mato Grosso do Sul. Nas outras áreas deste estado, no extremo sul de Goiás (região de Jataí e Rio Verde), na região de Cuiabá, no sul e centro-oeste de Mato Grosso as pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes principalmente à tarde e à noite.
A região de Goiânia e as áreas centrais de Goiás e o centro-leste de Mato Grosso também podem ter pancadas de chuva, mas de forma isolada, basicamente provocadas pelo calor e aumento da umidade.
Queda de temperatura
Não há expectativa de uma queda de temperatura intensa sobre o centro-sul do Brasil por causa da passagem desta frente fria. Quase todo o ar frio de origem polar vai ficar sobre a Argentina e sobre o Uruguai. Apenas o Rio Grande do Sul, especialmente as áreas de fronteira com Uruguai, deve sentir um resfriamento relativamente acentuado no início desta semana.
Em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do país, a queda de temperatura que ocorrer nos próximos dias será principalmente pelo excesso de nuvens e chuva frequente, mas o ar frio de origem polar terá pouca influência.




