Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Vai esfriar mais na Grande SP

18/11/2016 às 17:24
por Josélia Pegorim

Atualizado 18/11/2016 às 17:28

O ar polar entrou com tudo e mais 100 sobre São Paulo e fez a temperatura despencar novamente. A acentuada queda da temperatura para esta sexta-feira, 18, foi prevista, mas mesmo assim, foi impactante. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima na cidade de São Paulo foi de apenas 21,4°C, uma diferença de cerca de 10°C em relação ao calor de 31°C da tarde anterior.

O frio atípico vai continuar no fim de semana e a temperatura deve cair ainda mais. As madrugadas de 19 e 20 de novembro de 2016 poderão ser as mais frias para novembro nos últimos cinco anos.

 

Pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia, no Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo, a última vez que a temperatura atingiu um valor próximo de 13°C, na segunda quinzena de novembro, foi em 17/11/2014, quando a temperatura mínima foi de 13,4°C.

A última vez que os paulistanos sentiram frio em torno de 11°C, em um dia de novembro, foi em 2/11/2011, quando a temperatura mínima foi de 10,8°C. Mas a última vez que o INMET registrou dígito de 11°C em São Paulo e na segunda quinzena de novembro foi há 17 anos, quando a mínima atingiu 11,7°C em 16/11/1999.

Isto dá uma ideia de como o frio do fim de semana de 19 e 20 de novembro de 2016 será realmente incomum.

 

Até quando vai o frio da primavera?

 

Sol e frio

O fim de semana começa nublado, úmido e frio. Assim será o começo da do sábado, 19 de novembro na Grande São Paulo. O sol vai aparecer no decorrer do dia, mas entre muitas nuvens e não será suficiente para esquentar o ar polar. A sensação de frio predomina durante todo o sábado.

A madrugada do domingo será gelada, com temperatura pouco acima dos 10°C. Mas o sol deve aparecer forte ainda pela manha e vai diminuir o frio em relação ao sábado. Mas não espere por calorão.

 

Entenda porque o frio se prolonga nesta primavera de 2016

 

Tempo seco

Não há previsão de chuva para o estado de São Paulo no fim de semana. Apenas o litoral fica nublado no sábado e com possibilidade de garoa. Mas há alerta para ressaca com ondas de até 3,0 metros.

A sensação de frio vai predominar sobre o estado de estado de São Paulo no sábado, pelo menos à noite e no começo da manhã. A madrugada e o amanhecer do domingo ainda serão muito frios para os padrões normais de novembro, com temperaturas em torno dos 10°C em algumas áreas do sul do estado e abaixo de 10°C na Mantiqueira. Mas a tarde do domingo já será com calor na maioria das áreas do interior paulista.