3 receitas fáceis para curtir o inverno com muito fondue

17/07/2017 às 09:28
por Redação

Atualizado 17/07/2017 às 09:28

Oferecimento
Aproveite o frio para reunir os amigos em casa!

Prato é uma das melhores e mais tradicionais opções para aproveitar o Clima frio

 
Pense rápido: o que fazer no inverno? Qual o passatempo ideal para viver bem a estação mais gelada – e, para muitos, a mais esperada – do ano? Passar horas intermináveis escolhendo roupas novas? Colocar todas as séries de televisão em dia debaixo das cobertas? As opções são variadas e inesgotáveis, mas uma delas é quase unanimidade: comer.

 

Durante o inverno é natural sentir mais fome, pois o corpo gasta mais energia para manter a temperatura estável e, para compensar essa perda energética, é necessário ingerir mais calorias. E, nessa estação, existem algumas comidas que ficam ainda mais saborosas, como é o caso do fondue.

 

Receita suíça, o prato foi inventado durante a Segunda Guerra Mundial, já que os camponeses das regiões montanhosas não conseguiam ir buscar alimentos nas cidades por conta do frio intenso e dos combates que tinham que travar. A saída foi utilizar o queijo, que havia com abundância nessas regiões, para criar um creme no qual eles podiam mergulhar o pão e matar a fome.

 

Passadas algumas décadas, a iguaria foi ganhando adaptações e hoje é possível encontrá-la nas mais variadas versões, incluindo a doce, com frutas mergulhadas em uma deliciosa calda de chocolate quente. Se só de pensar você já ficou com água na boca, imagina saboreando? Confira algumas receitas que a Climatempo separou para elevar as temperaturas!

 

Fondue de Chocolate


Junte 170g de chocolate meio amargo (uma barra tem, em média, 150g), 110g de creme de leite (fresco, de preferência), cinco colheres de chá de leite, 30 ml de conhaque e 50g de açúcar.

 

Ferva o leite, o creme de leite e o açúcar, adicione o chocolate e mexa até ficar com uma espessura cremosa e brilhante. Assim que desligar o fogo, adicione o conhaque e mexa novamente. Depois é só mergulhar as frutas e aproveitar. Caso não possua uma panela específica para fondue, use uma regular, de tamanho médio.

 

  Fonte: Shutterstock

Fondue de queijo


Os ingredientes são simples: uma lata de creme de leite, uma de requeijão. Depois, adicione 200g de até três queijos de sua escolha. Indicamos mozzarella e provolone ralados e gorgonzola picado.

 

Aqueça o creme de leite e o requeijão em fogo médio até que borbulhe. O gorgonzola é adicionado em seguida. Mexa até que derreta e adicione os outros dois queijos. Quando estiverem bem derretidos, mergulhe acompanhamentos a sua escolha, como pães, torradas, salame, legumes, pedaços de frango ou outra iguaria a sua escolha.

 

  Fonte: Shutterstock

Fondue de camarão


Em média 12 unidades de camarão cinza, suco de limão a gosto, sal, pimenta do reino, farinha de trigo e óleo de soja. Esta categoria de fondue pede ainda que seja preparado um molho para acompanhamento. Para ele são necessárias uma xícara de chá de maionese, outra de vinagre e outra de mostarda. Junte ainda três colheres de sopa de catchup, uma colher de sobremesa de gengibre ralado, pimenta do reino a gosto e sal, também a gosto.

 

O preparo é um pouco mais complicado se comparado aos anteriores. Antes de tudo, limpe os camarões. Tempere-os com limão, sal e pimenta do reino. Deixe que escorram por alguns minutos e depois use a farinha de trigo para empaná-los. Eles devem ser fritos apenas na hora de serem servidos para que se mantenham crocantes. Para o molho, junte todos os ingredientes em uma panela e mexa até que todos estejam bem integrados. Junte o molho e o camarão em uma cumbuca e sirva-os.

 

 Fonte: Shutterstock