Saúde dos olhos exige mais atenção no inverno

21/07/2017 às 14:06
por Maira Di Giaimo

Atualizado 20/06/2018 às 11:22

Oferecimento
Doenças oftalmológicas, como conjuntivites, costumam aparecer principalmente em estações com temperaturas mais baixas

Com o intenso frio e o ar seco, típicos do inverno, é recomendável manter um cuidado redobrado com a saúde dos olhos, já que essas características podem causar o ressecamento da superfície ocular. Por isso, nessa época do ano, doenças como conjuntivites virais ou alérgicas e olhos secos costumam aparecer com grande frequência na população. Além disso, as aglomerações em lugares fechados também podem colaborar para disseminar ainda mais os vírus e bactérias.

 

Não deixe que o tempo te surpreenda. Confira a previsão do inverno 2018!

 

Conjuntivite

 

“Em relação à conjuntivite alérgica, já há uma predisposição à doença em algumas pessoas. O contato com o ambiente externo acaba desencadeando essa tendência. Para quem sofre desse mal é recomendável evitar contato com pelos de gato, poeiras e pólen. Já as conjuntivites virais são transmitidas por secreção. Por isso, recomenda-se lavar bem as mãos e evitar coçar os olhos com os dedos sujos”, explica André Pamplona, oftalmologista do Hospital Bandeirantes.

 

Foto: Shutterstock

Olho seco

 

O olho seco costuma atingir principalmente os idosos. Outros fatores ambientais como poluição e ar condicionado também podem influenciar na evaporação da lágrima e aumentar a incidência da doença. “O ideal é utilizar lubrificante na vista diariamente e manter uma alimentação complementar com óleo de linhaça. Esses dois fatores trazem resultados satisfatórios ao organismo”, diz o especialista.

 

Veja como de proteger de gripes e resfriados neste inverno!

 

Usar umidificadores

 

Outra sugestão do médico para tentar diminuir os riscos das contaminações é utilizar umidificadores de ar nos cômodos da residência. Esses objetos acabam auxiliando tanto a vista quanto a respiração da pessoa. “Caso o indivíduo já tenha sido infectado é aconselhável tratar do caso com atenção e procurar um especialista aos primeiros sinais. Afinal, dependendo do grau do vírus, essas doenças podem gerar sequelas maiores, como a diminuição da qualidade visual”, finaliza.

 

Saiba como deixar sua pele linda e saudável neste inverno!