Frio abaixo de zero e sol no Sul do Brasil

22/07/2015 às 12:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Mas a chuva está voltando...

Frio diminui e chuva volta

Muitas pessoas na Região Sul do Brasil comemoraram o frio e a geada do amanhecer desta quarta-feira. O frio trouxe também o sol de volta, depois da chuva intensa da semana passada. Os problemas causados pela chuva ainda não acabaram, mas o sol e o frio trouxeram as imagens mais típicas do inverno no Sul: neblina, céu azul e geada.

 

 

São Joaquim (SC) 22-07-2015, por Marília Oliveira (Ag. São Joaquim Online)

 

A forte queda da temperatura desta quarta-feira foi provocada pela passagem do centro (região de frio mais intenso) de uma massa de ar polar sobre o Rio Grande do Sul.

Mas o frio não veio para ficar. Durante esta quinta-feira, o ar polar (alta pressão atmosférica) se afasta do litoral do Sul e do Sudeste do Brasil e dá lugar a uma baixa pressão atmosférica que vai ajudar a formar novas áreas de instabilidade. O litoral de Santa Catarina e o vale do Itajaí podem ter chuva forte.

A meteorologista Josélia Pegorim comenta as mudanças na pressão atmosférica e nas condições do tempo que vão ocorrer nos próximos dias.

 

 

Temperatura abaixo de zero em Santa Catarina

Pela medição do Epagri-Ciram, órgão de monitoramento meteorológico e agrícola do Estado de Santa Catarina, a temperatura nesta quarta-feira, 22 de julho, chegou a 1,9°C abaixo de zero em Urupema, na parte mais elevada da serra catarinense. Em Ponte Serrada, a temperatura mínima foi de 0,2°C.

 

São Joaquim (SC) 22-07-2015, por Marília Oliveira (Ag. São Joaquim Online)

 

Em São Joaquim, uma das cidades mais frias do Brasil, o branco da geada cobriu os campos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima foi de 0,8°C.

O mapa mostra as menores temperaturas registradas no Sul, pela medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

 

Chuí (RS) 22-07-2015, por Alaide Jesus Pereira