Chuva enfraquece entre Aracaju e Natal

23/07/2015 às 18:48
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Litoral da Bahia terá mais chuva no fim de semana

Toda a costa leste do Nordeste vem tendo chuva frequente esta semana. Não houve temporal, mas em várias horas a chuva caiu com moderada intensidade. Por chuva persistente e moderada, volumes de chuva relativamente altos foram observados entre os dias 22 e 23 de julho. Entre 17 horas do dia 22 e 17 horas de 23 de julho, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 48 mm de chuva sobre João Pessoa, 42 mm sobre Conde, na Bahia 36 mm em Brejo Grande, no estado de Sergipe e 31 mm sobre Aracaju. Recife acumulou 20 mm neste período.

Nesta sexta-feira, ainda chove na costa leste do Nordeste, mas as áreas de instabilidade enfraquecem entre Natal e Acaraju. O fim de semana será mais sol e pouca chuva. Porém, as nuvens ficam mais carregadas no fim de semana no litoral da Bahia e a chuva será mais frequente.

 

Chuva em Recife já alcança cerca de 80% da média de julho.

 

Em Maceió já choveu mais de 75% da média de julho

 

Nos mapas, as manchas coloridas representam a chuva e a intensidade é dada pela cor. A chuva moderada aparece em tons de verde e amarelo. A chuva fraca aparece em azul escuro e roxo.

 

 

Por que a chuva aumentou esta semana?

O mês de julho é época de chuva frequente na costa leste do Nordeste e até de temporais. As Ondas de Leste são fenômenos meteorológicos comuns nesta época e que podem provocar chuva muito forte em poucos dias. Mas a chuva desta semana não foi associada com as Ondas de Leste.

Os ventos das direções leste e sudeste normalmente já predominam na costa leste do Nordeste. Estes ventos sopram do mar para o continente e sempre carregam o ar úmido do mar para o continente.

 

 

Esta semana, estes ventos ficaram mais intensos do que o normal por causa da presença de um grande e intenso centro de alta pressão atmosférica que se movimenta sobre o oceano Atlântico, ao largo da costa do Sudeste. Este centro de alta pressão está indo cada vez mais para a costa da África e os ventos na costa leste do Nordeste vão enfraquecer.

 

Explicando o tempo: Como se mede a chuva?

 

O cometa C/2014 Q1 ainda pode ser visto a olho nu!

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

31°
max

15mm / 80%

Natal - RN

25°
min

32°
max

15mm / 90%