Semana de ar seco em grande parte do Brasil

24/07/2015 às 15:02
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Pouca chuva pelo Brasil e nível de umidade no ar fica abaixo de 20%.

Ar seco, com níveis de umidade no ar entre 20% e 30%, é comum nesta época do ano em toda as Regiões do Brasil. Mas este fim de semana, a umidade relativa do ar baixou mais em estados do Norte, do Centro-Oeste e do Nordeste. Por volta das 15 horas do sábado, 25 de julho, e do domingo, 26 de julho, a umidade do ar estava na casa de 19% e 21%, respectivamente de umidade no ar, pela medição da REDEMET no aeroporto da cidade. Regiões na Bahia, no Piauí, no sul Pará, em Mato Grosso, em Goiás e no interior de São Paulo já registravam nível de umidade abaixo de 40%. Em Teresina, a umidade relativa do ar baixou para 29% às 15 horas. Em Porto Velho, capital de Rondônia, a umidade relativa do ar chegou aos 30% na tarde de 26 de julho na região do aeroporto local.

 

Alta pressão no interior do Brasil

A queda acentuada da umidade do ar está associada com a intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o interior do Brasil. A alta pressão causa a subsidência do ar que reduz nos níveis de umidade.

 

O centro de alta pressão atmosférica vai ganhar força sobre o Brasil na próxima semana, especialmente a partir já desta segunda-feira, 27 de julho. A redução da umidade diminui as condições para chuva.

O mapa abaixo mostra a projeção do nível de umidade do ar para as 15h de 27 de julho de 2015. Numa grande área do país, a umidade relativa do ar fica abaixo dos 40%.

 

 

 O mapa abaixo mostra o acumulado de chuva para a próxima semana, entre 27 e 31 de julho, para o Brasil.

 

 

Vemos que a chuva fica concentrada apenas no sul do Rio Grande do Sul, na faixa leste do Sudeste, na faixa leste 

 e norte do Nordeste e no norte do Norte, mas o acumulado significativo entre o litoral de Alagoas até o Rio Grande do Norte, em Roraima e no norte do Amazonas. 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%

Porto Velho - RO

24°
min

30°
max

25mm / 83%