Frio de subsidência de Norte a Sul no BR

29/07/2015 às 12:14
por Josélia Pegorim

Atualizado 29/07/2015 às 12:15

Oferecimento
Temperaturas baixas ocorrem no centro-norte do país

Frio abaixo dos 5,0°C no centro-sul do BR

A madrugada de 29 de julho ainda foi fria no centro-sul do Brasil. Temperaturas abaixo dos 5,0°C voltaram a ser registradas em estados do Sul e do Sudeste. Mas desta vez não houve temperatura abaixo de zero como ontem.

A cidade mais fria do Brasil, e também da Região Sul, nesta quarta-feira foi novamente Urupema, na serra de Santa Catarina, onde a temperatura mínima foi de 0,5°C, pela medição do Epagri-Ciram. Ontem, a temperatura mínima foi de 0,3°C negativos. No Sudeste, a menor temperatura foi novamente observada em Monte Verde, cidade do Sul de Minas Gerais, que registrou 2,1°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Ontem a temperatura nesta cidade foi de 1,9°C.

Confira as menores temperaturas no centro-sul do Brasil em 29/07/2015.

 

 

Frio de subsidência

Um grande sistema de alta pressão atmosférica se intensifica sobre o Brasil e determina as condições do tempo em quase todo o país. A alta pressão atmosférica aumenta a subsidência do ar (movimento do ar de cima para baixo) que reduz a umidade do ar e dificulta a formação de nuvens. As noites também ficam com pouca ou nenhuma nebulosidade e a falta de nuvens faz com que o ar fique mais frio durante a noite. Esta situação vai continuar ocorrendo por mais alguns dias e o Sul e o Sudeste ainda poderão ter temperaturas abaixo dos 10°C até o fim da semana. Apesar do frio da madrugada, as tardes ficam até quentes.

 

 

Este efeito de subsidência também deixa as madrugadas frias em estados do centro-norte do Brasil, embora as temperaturas não fiquem tão baixas como no Sul e no Sudeste.

 

 

Quando vai entrar ar polar no Brasil novamente?