5 desastres naturais de Hollywood

20/08/2015 às 14:59
por César Soares

Atualizado 21/08/2015 às 12:19

Oferecimento
E olha que estes são "possíveis" de acontecer!

Desastres naturais, sejam meteorológicos ou não, são frequentemente utilizados em filmes hollywoodianos. Tufões, tornados, tempestades são situações corriqueiras nos filmes. Saindo da meteorologia, e entrando na geofísica, os abalos sísmicos, os tsunamis e os vulcões são um prato cheio para os roteiristas e diretores.

Mas será que todos estes desastres naturais são mesmo possíveis?

 

 

 

5) Twister: Vamos começar com um filme meteorológico! Twister é um filme de 1996 protagonizado por Helen Hunt que interpreta Jo Harding uma caçadora de tornados. A veracidade dos fatos está concentrada na situação norte americana. Essa região do mundo é o local onde mais há tornados. As áreas centrais dos Estados Unidos têm frequentemente o choque de massas de ar de propriedades distintas que dão origem às tormentas.

O maior problema fica em como foi retratado o tornado f5. Ele não acontece com tanta frequência, além do fato dos tornados arremessarem casas e não um casal preso por um cinto. Se as vacas voam nos tornados? É possível, mas não da forma como o filme mostra.

 

4) Impacto Profundo: Deixando a meteorologia de lado e indo para o espaço. Os cometas também são uma grande fonte de inspiração em Hollywood. Impacto Profundo é um filme que retrata o que aconteceria se um cometa atingisse a Terra. O fenômeno é descoberto por acaso por Leo Beiderman (Elijah Wood). Ao atingir a região oceânica, o cometa gera um tsunami que devasta diversos locais. Do ponto de vista científico e filme é plausível levando em consideração o impacto de um cometa.

 

3) Volcano a Fúria: Hora de falar sobre vulcões! Neste filme de 1997, Mike Roark (Tommy Lee Jones) e a Dra. Amy Barnes (Anne Heche) tem que salvar a cidade de Los Angeles da fúria de um vulcão que expeliu lava por diversas áreas. A cidade de Los Angeles está na borda da placa tectônica Norte-Americana, uma região favorável à atividade sísmica. Há cenas memoráveis neste filme, como a utilização de um guindaste para o transporte dos protagonistas que deve ser feito do metal mais resistente no universo.

 

2) Mar em fúria: Tempestades em alto mar são um prato cheio para tragédias. É exatamente este o caso do filme Mar em Fúria de 2000. O filme se passa em 1991 e retrata a luta de uma equipe de pescadores tentando sobreviver às tormentas que são capazes de gerar ondas gigantes.

 

1) O mágico de Oz: O grande desastre natural deste filme de 1939 protagonizado por Judy Garland no papel de Dorothy Gale, fica por conta da presença de um tornado que leva a sua casa. Os tornados nos Estados Unidos são capazes de levar casas, mas não as deixam inteiras como o filme mostra. E ainda com todas as coisas no interior da casa em ordem. Em uma situação real, seria difícil o tornado levá-la para o mundo de Oz.

 

Você lembra de algum filme com desastre natural? Será que ele é provável ou improvável? Comente nas redes sociais com a #climacultural!