Ventania no Brasil

27/08/2015 às 13:58
por César Soares

Atualizado 27/08/2015 às 14:10

Oferecimento
Houve o registro de uma tempestade de areia

Segundo informações das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a maior rajada de vento entre a tarde da quarta-feira (26) e de quinta-feira (27), foi de 114 km/h em Novo Mundo/MT. Neste caso, a diveferença de pressão foi responsável pela ventania. Tivemos até o registro de uma tempestade areia na cidade de Lucas do Rio Verde no centro mato-grossense.

O internauta Wender Lyra enviou um vídeo para o Whatsapp da Climatempo mostrando a tempestade de areia na tarde de quarta-feira.

 

 

 

No Sul do Brasil o avanço de uma frente fria trouxe, além da chuva e dos raios, ventos fortes. No município de Laguna em Santa Catarina as rajadas de vento chegaram aos 111 km/h. As rajadas fortes também provocaram o destelhamento do Hospital Nossa Senhora do Rocio na Região Metropolitana de Curitiba.

 

Essa condição é comum devido ao contraste térmico que ocorre durante a passagem das frentes frias que por consequência gera uma diferença de pressão acarretando nos ventos fortes.

 

Ventos enfraquecem nos próximos dias

Com o afastamento gradativo da frente fria para o alto mar, a tendência é de que os ventos também percam força sobre a maior parte do Brasil. No fim de semana, algumas áreas do Espírito Santo, Minas Gerais e leste do Nordeste podem ter ventos de intensidade moderada.

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR

16°
min

25°
max

0mm / 0%