SP: Tarde mais quente do inverno e desde 05 de março

30/08/2015 às 09:35
por Marcelo Pinheiro

Atualizado 30/08/2015 às 15:48

Oferecimento

De acordo com o INMET a temperatura máxima chegou a 31°C na cidade de São Paulo (SP) neste domingo (30/08). Foi a tarde mais quente deste inverno, até agora, e a mais quente desde o dia 05 de março, quando foi registrada a máxima de 31,1°C. Além do forte calor, a capital também passou por uma tarde bastante seca, com umidade relativa do ar de apenas 29%.

Esta massa de ar seco que voltou a ganhar força no Sudeste deixou o tempo ensolarado em todo o Estado de SP neste fim de semana. Nesta segunda-feira o calor deve aumenta ainda mais, com termômetros superando os 30 graus na maior parte das regiões paulistas, devendo atingir marcas entre 34 e 35 graus no litoral, e acima de 36 no noroeste e no oeste do Estado. Na capital a máxima prevista é de 32 graus. A umidade relativa do ar cai bastante no período da tarde e varia entre 20 e 30% em muitas áreas, inclusive na Grande São Paulo. O forte aquecimento também é resultado de uma frente fria que começa a se aproximar da Região Sudeste e favorece a intensificação dos ventos quentes de norte/noroeste. Na terça-feira (01), o sistema avança até o litoral paulista, mudando a direção dos ventos e favorecendo um grande aumento da nebulosidade no sul e no leste paulistas. Ainda faz sol pela manhã, mas o dia vai terminar um pouco frio e com garoa entre a capital e o litoral.

 

Agosto termina quente e com pouca chuva

O mês está terminando com temperaturas mais altas que a média e chuva abaixo do normal na cidade de São Paulo, de acordo com as medições do INMET no Mirante de Santana. Tanto as máximas quanto as mínimas estão um pouco mais de 2°C acima da média que é de 12,5°C e 23,3°C, respectivamente. Com relação à precipitação, foram apenas 3 dias do mês com chuva e o acumulado não passou de 29 mm, o que corresponde a um déficit de 29% da normal Climatológica que é de 39,6 mm.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

31°
max

0mm / 0%