Com umidade do ar em 10%, Centro-Oeste pede chuva

02/09/2015 às 15:06
por Josélia Pegorim

Atualizado 02/09/2015 às 15:27

Oferecimento
Calor chega aos 40°C. Umidade aumenta no fim de semana.

Calorão e ar seco

Às 15 horas, a temperatura na região do aeroporto de Cuiabá chegava aos 40°C e a umidade relativa do ar era de apenas 10%. A região de Goiânia estava na mesma situação de secura e o aeroporto local também registrava 10% de umidade no ar às 14 horas. O calor chegava aos 35°C.

A população do Centro-Oeste espera por alguma chuva para aliviar a secura e o calor. Esta chuva poderá até cair nos próximos dias, mas não será para todos e nem por muito tempo. Até a sexta-feira, algumas poucas áreas no oeste de Mato Grosso e no oeste e sul de Mato Grosso do Sul poderão ter pancadas de chuva. Mas é para o fim de semana que se espera um enfraquecimento do ar seco e quente que está sobre a Região permitindo que a umidade aumente e algumas pancadas de chuva ocorram até na região de Brasília.

 

 

 

Confira a previsão para a Região do Centro-Oeste

 

Ar seco é comum

O ar muito seco e o calor intenso à tarde são características comuns desta época no Centro-Oeste

Uma forte massa de ar seco continua a predominar sobre o Centro-Oeste do Brasil mantendo os níveis de umidade do ar muito baixos em toda a Região. Por volta das 14 horas, níveis de umidade do entre 10% e 20% predominavam sobre o Centro-Oeste, causando grande desconforto na população. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o nível de umidade recomendado para a saúde humana é de 60%. Além do ar muito seco, as temperaturas a esta hora variavam de entre 34°C e 40°C em quase toda a Região, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

Na imagem da secura e do calor é representada pelo tom quase preto na imagem de satélite. Os níveis de umidade relativa de do ar foram medidos pelo Inmet às 14 horas.

 

 

Confira a tendência de chuva para todo o Brasil para os próximos 15 dias

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

34°
max

0mm / 0%

Goiânia - GO

18°
min

32°
max

0mm / 0%