São Paulo: chuva de 1 mês em 24h

08/09/2015 às 09:11
por Josélia Pegorim

Atualizado 08/09/2015 às 21:33

Oferecimento
Volta a chover forte até o fim da semana

Um dia para ficar na memória da população da Grande São Paulo: 8 de setembro de 2015. Há muito tempo não se via tanta chuva. Em 24 horas choveu o que normalmente choveria durante todo o mês de setembro. As trovoadas pararam por volta da 19 horas e a chuva foi diminuindo.  O Centro de Gerenciamento de Emergências contabilizava 56 pontos de alagamento até 20h30. A maior quantidade de chuva caiu sobre a zona oeste da capital: foram quase 100 mm sobre o Butantã, entre 20 horas do dia 7 e 20 horas de 8 de setembro.

 

 

A chuva desta terça-feira foi generalizada e forte sobre a Grande São Paulo e complicou muito a vida da população por várias horas. Grandes áreas de instabilidade passaram sobre o Estado de São Paulo as nuvens carregadas se espalharam por todo o Estado. Chove também no litoral e no interior.

Na Grande São Paulo, a terça-feira segue com tempo instável. A chuva não tem hora parar e pode ocorrer com moderada a forte intensidade em alguns momentos. No decorrer do dia, áreas de instabilidade sobre São Paulo e também sobre o Sul do Brasil são reforçadas por uma frente fria que avança no mar.

 

 

Semana de chuva

Até a sexta-feira, uma segunda frente fria passa pelo litoral paulista. O resultado é uma semana inteira com chuva frequente sobre a Grande São Paulo. Apenas esta semana, pode chover sobre a capital pelo menos a quantidade média de chuva para setembro.

Chuva alaga São Paulo

 

A chuva que cai persistente desde de ontem sobre a Grande São Paulo já deixava bolsões de alagamentos em diversas áreas da capital. Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE)e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registravam 8 pontos de alagamento até às 8h45, sendo que três eram intransitáveis.

 

A chuva acumulado entre 8 horas de ontem e 8 horas de hoje superava 20 mm em várias regiões da cidade de São Paulo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 20 mm neste período no Mirante de Santana, na zona norte. A média de chuva para setembro neste local é de 70 mm.

Confira os maiores volumes acumulados nas estações meteorológicas do CGE, entre 8 horas do dia 7 e 8 horas de 8 de setembro de 2015.

 

 

Veja a análise da chuva da semana

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%