Calor passa dos 40°C no Brasil

16/09/2015 às 14:48
por Josélia Pegorim

Atualizado 16/09/2015 às 21:29

Oferecimento
Ar polar está bloqueado na Argentina

Temperaturas muito elevadas foram observadas em todas as Regiões do Brasil na tarde do dia 16 de setembro de 2015. Os termômetros passavam dos 40°C no Nordeste, mas ficaram pouco abaixo disto em locais do Centro-Oeste, do Norte e até do Sudeste. O calorão era sentido até no Sul. A temperatura chegou aos 38°C em Santos, no litoral de São Paulo e aos 37°C no Rio De Janeiro, que teve a tarde mais fria do ano no domingo passado. A tarde de 16 de setembro de 2015 foi a mais quente do inverno nestas duas capitais.

 

Rio de Janeiro chega aos 40°C até o começo da primavera?

 

O mapa dá uma pequena mostra das temperaturas às 15h de 16/09/15 registradas nos aeroportos.

 

  

 

Vai esquentar mais?

A semana que começou com recordes de frio vai seguir fervendo em praticamente todo o Brasil. Quem não gosta do calor terá dias bastante desconfortáveis pela frente.

Uma nova situação de bloqueio atmosférico se organiza sobre o Brasil inibindo a formação de nuvens, a ocorrência de chuva em grande parte do país, além da entrada de ar polar. Nuvens, chuva e ar polar são reguladores da temperatura. Tudo isto vai colaborar para que as temperaturas fiquem bastante elevadas no decorrer da semana. Marcas acima dos 40°C devem voltar a ser observadas e várias regiões do país até o início da primavera,  no dia 23 de setembro. Este ano, a temperatura já chegou aos 44°C em Alta Floresta, no norte de Mato Grosso. Isto ocorreu no dia 24 de agosto e a medição foi feita no aeroporto local.

A temperatura vai ficar amena apenas em áreas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul por causa do tempo chuvoso esperado para os próximos dias.

Não se pode descartar alguns novos recordes de temperatura.

 

 

Confira a análise de chuva para o Brasil para 15 dias

 

Primavera 2015 - Tendência para o Brasil

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

36°
max

0mm / 0%