Quando vai chover em Belo Horizonte?

22/09/2015 às 11:58
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Focos de fogo se alastram

Como ocorreu em todo o Sudeste nos últimos dias, a Grande Belo Horizonte também vem sofrendo com o aumento do calor e o ar muito seco. Pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia, a média das temperaturas máximas e mínimas em setembro, até o dia 22, estava 2°C acima do normal. As últimas chuvas ocorreram entre 6 e 14 de setembro somando 40,7 mm, volume que representa a média de chuva normal para o mês.

 

 

 

A chuva de setembro não foi suficiente para molhar a vegetação muito seca e evitar a expansão dos focos de fogo na região metropolitana de Belo Horizonte. Desde o domingo, dia 19, bombeiros lutam para controlar um grande incêndio no Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

 

Na imagem de satélite, os pontos vermelhos representam focos de fogo de queimadas.

 

 

A previsão meteorológica não é das mais animadoras. O tempo seco vai predominar sobre todo o Estado de Minas Gerais pelo menos até a segunda-feira. A chance de alguma chuva para o sul do estado começa a ser pensada a partir do domingo. Mas Belo Horizonte terá que esperar a chegada de uma frente fria ao Sudeste entre 29 e 30 de setembro.

 

Como o El Niño influencia a chuva sobre Minas Gerais?

 

 


Previsão para primavera do Sudeste

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

17°
min

25°
max

10mm / 90%