Oferecido por
As imagens de satélite da primeira tarde de primavera revelaram a secura e o calor intenso sobre o Nordeste. A imagem abaixo representa a situação das 14h30 do dia 23 de setembro de 2015. O tom quase preto indica regiões onde com temperaturas muito elevadas e ar muito seco.
Entre 14h e 15h, o Instituto Nacional de Meteorologia registrava temperaturas entre 37°C e 40°C no centro-oeste e norte da Bahia, no interior do Maranhão e do Piauí. O nível de umidade do ar variava em geral entre 14% e 20%.
Bahia e Piauí foram os estados mais quentes e mais secos do Brasil no primeiro dia da primavera. Em Ibotirama, no interior da Bahia, o nível de umidade no ar baixou para 9%, às 16 horas, e a temperatura chegou aos 40,3°C.
Em Esperantina, no Piauí, a temperatura também alcançou 40,3°C. Floriano, outra cidade deste estado, registrou 40,0°C.
Este ar muito quente e seco ainda vai predominar sobre o Nordeste por várias semanas. Pelo menos nos próximos 10 dias, a chance de alguma chuva é baixa e apenas em poucas áreas do litoral leste.
Confira a previsão para o Nordeste
Primavera com El Niño
A primavera é normalmente uma época de pouquíssima chuva sobre o Nordeste e muito calor. No decorrer da estação, as pancadas de chuva recomeçam em áreas como o oeste da Bahia, interior do Maranhão e sul do Piauí. Mas este ano, o El Niño é um complicador do tempo. Confira a tendência para a estação.