BH bate recorde de calor e espera a chuva

25/09/2015 às 21:32
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Calor passa dos 40°C no norte de MG

A tarde e 25 de setembro foi a mais quente do ano em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O recorde de calor para 2015 pelo foi batido segundo dia consecutivo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima chegou a 36,4°C em Belo Horizonte nesta sexta-feira (25). Este valor supera em 6 décimos a marca anterior de 35,8°C verificada na tarde do dia 24 de setembro.

 

Mais nuvens e pouca chuva

O primeiro fim de semana da primavera reserva muito calor para todo o Estado de Minas Gerais, com temperaturas que podem até superar os 40°C em cidades do Noroeste Mineiro, do vale do Jequitinhonha e do vale do Rio Doce. Nesta sexta-feira, 25, a cidade de São Romão registrou 41,2°C, sendo maior temperatura no Brasil, pelas medições automáticas do Inmet.

 

A região de Belo Horizonte também vai ficar muito quente, mas o aumento da nebulosidade vai reduzir a chance de um novo recorde de temperatura no fim de semana.

Apesar do aumento da quantidade de nuvens, a chance de chuva é baixa. As condições para pancadas de chuva aumentam a partir de segunda-feira, porém as nuvens carregadas não devem conseguir se formar na parte norte do estado.

 

Como o El Niño influencia a chuva no norte de Minas Gerais?

Estamos entrando na primavera e a estação já terá forte influência do El Niño. Este fenômeno, caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, também terá influência sobre o Brasil no próximo verão. O que esperar da chuva da primavera? Qual o efeito deste fenômeno no regime de chuva Nordeste e do centro-norte de Minas Gerais.

Confira a entrevista com o meteorologista Alexandre Nascimento.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

18°
min

28°
max

10mm / 90%