Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Anomlia da TSM no Niño 3.4 atinge o máximo

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Anomlia da TSM no Niño 3.4 atinge o máximo

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    5 min de leitura

    Oferecido por

    Este boletim é atualizado semanalmente, às segundas-feiras, e analisa a temperatura e a anomalia da temperatura da água do mar na região onde ocorrem os fenômenos oceânicos globais El Niño e La Niña. Os dois fenômenos são observados na porção central equatorial do Oceano Pacífico. Este região é usualmente denominada região Niño 3+4 ou Niño 3.4.

     

     

     

     

    Entenda as siglas e termos

    TSM:  temperatura superficial da água do mar

    ENOS: El Niño – Oscilação Sul

    Anomalia de temperatura: – diferença entre a temperatura observada real e um valor médio de referência, normalmente a média histórica de 30 anos. A anomalia é positiva quando a temperatura real fica acima do valor médio. A anomalia é negativa quando a temperatura real fica abaixo da média.

     

    Onde ocorre o El Niño?

     

    O El Niño é caracterizado por uma anomalia positiva de pelo menos 0,5°C, por três trimestres consecutivos e ininterruptos. A La Niña é caracterizada por uma anomalia negativa de pelo menos 0,5°C no mesmo período

     

    Análise semanal da anomalia da TSM na região Niño 3.4

    As condições atuais da anomalia da TSM no Pacífico Equatorial indicam a presença do fenômeno El Niño. No período de 17 a 24 de outubro de 2015, a anomalia da TSM na região Niño 3.4 estava positiva e em torno de 2,5°C acima da média, caracterizando o fenômeno El Niño.

     

     

     

     

    A tendência de águas com anomalia acima dos 2°C vem se mantendo há várias semanas. Em relação ao período de 9 a 16 de outubro de 2015 (mapa abaixo), nota-se que a anomalia da TSM aumentou na porção leste da região Niño 3.4. É possível perceber a expansão de uma bolha mais quente, com anomalia entre 3,0°C e 4,0°C na região entre 140W e 120W.

     

     

     

     

     Segundo a análise da NOAA/EUA, atualizada em 26 de outubro de 2015, a média da anomalia da TSM na região Niño 3.4 no último mês foi de 2,5°C positiva. Houve um aumento de 0,1°C em relação ao divulgado há uma semana, em 21 de outubro de 2015 . Na região Niño 1+2, próxima à costa do Peru e do Equador,  a anomalia da TSM foi de 2,2°. Houve uma diminuição em ralação à semana passada, quando a anomalia estava em 2,5°C. Na região Niño 3.0 a anomalia foi de 2,6°C.

     

     

     

     

     

     

     

     

    Anomalia da temperatura subsuperficial do Pacífico Equatorial

    Estes gráficos mostram a anomalia da temperatura subsuperficial do Pacifico Equatorial até a profundidade de 300 m. Os tons de vermelho representam a anomalia positiva (temperatura acima do normal) e os tons de azul representam a anomalia negativa (temperatura abaixo do normal).

    A presença desta massa de água quente em profundidade é um dos fatores analisados para se verificar o estágio de progressão do El Niño.

     

     

     

     

     

      

    A análise da evolução semanal da anomalia das águas subsuperficiais mostra uma fragmentação da grande bolha quente em profundidade. Esta quebra pode ser notada desde o fim de setembro. Mas a característica de El Niño (água de quente em profundidade - mancha em tons de vermelho) continua persistente.

     

    Anomalia semanal da temperatura  subsuperficial  de 31 de agosto a 15 de outubro de 2015.

     

     

     

     

    Anomalia semanal da temperatura  subsuperficial  de 26 de agosto a 10 de outubro de 2015

     

     

     

     

    Anomalia semanal da temperatura  subsuperficial  de 16 de agosto a 30 de setembro de 2015

     

     

     

      

    Veja também

     Califórnia à espera da chuva do El Niño

    Como o El Niño influencia as queimadas na Indonésia?

    Como o El Niño pode impactar a construção civil?

     

    banner-downburs-tornados

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias