Mais calor no Sudeste

13/10/2015 às 19:52
por Josélia Pegorim

Atualizado 13/10/2015 às 19:53

Oferecimento
Confira a expectativa de chuva

A passagem de uma frente fria entre o litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro não teve força para mudar o quadro de calor e seca que vem predominando sobre a Região Sudeste do Brasil. Para esta quarta-feira, a previsão é de mais calor e menor possibilidade de alguma chuva, pois a fraca frente fria se afasta ainda mais para o alto-mar. Apesar da presença de algumas nuvens, o sol forte deve prevalecer desde as primeiras horas do dia em praticamente toda a Sudeste.

Temperaturas na casa dos 36°C devem voltar ocorrer em várias áreas do centro-norte e oeste de São Paulo, no centro, norte e oeste de Minas Gerais, no Espírito Santo e no centro-norte do Rio de Janeiro.

O mapa mostra as maiores temperaturas registradas nos estados do Sudeste pela medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

 

 

A região da cidade de São Paulo poderá amanhecer com pouco de névoa, mas que se dissipa rapidamente deixando o sol aparecer forte ainda de manhã. Os paulistanos devem se preparar para um dia de calor acima dos 30°C.

Em Belo Horizonte, os termômetros vão continuar acima dos 32°C.

O calor não bate recorde, mas também aumenta em Vitória.

No Rio de Janeiro, a temperatura se aproxima dos 40°C no fim da semana.

 

Pouca chuva e calor

As poucas pancadas de chuva ocorreram em algumas áreas do centro, sul e leste de São Paulo e sobre o Sul de Minas Gerais. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou chuva forte sobre Monte Verde que acumulou quase 24 mm entre 15h e 18h. A Grande São Paulo teve chuva moderada no começo da manhã de terça-feira. O maior acumulado ficou em torno dos 11 mm. A nebulosidade aumentou sobre o estado do Rio de Janeiro e em outras regiões de Minas Gerais e em parte do Espírito Santo, mas não havia sinal de chuva pelo menos até o fim da tarde desta terça-feira.

 

 

El Niño agrava a seca na bacia do rio Doce e no Espírito Santo

 

 

 

O córrego dos Índios, em São Sebastião do Alto, no Rio de Janeiro, é um dos que sofrem com a falta de chuva no Sudeste no Sudeste

 

 

Nova frente fria

Uma nova frente fria deve avançar pelo litoral da Região Sudeste no fim da semana. A previsão é de que este sistema chega ao litoral do Espírito Santo. A meteorologista Josélia Pegorim comenta a chuva esperada com a passagem desta frente fria e a expectativa de chuva no Brasil para a segunda quinzena de outubro.

 

 

 

Previsão para a primavera no Sudeste

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

20mm / 80%