1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Por que ventou forte no Rio de Janeiro?
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Por que ventou forte no Rio de Janeiro?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Fortes rajadas de vento ocorreram sobre a cidade do Rio De Janeiro no começo da tarde desta quarta-feira, 14 de outubro de 2015. Às 14 horas, as rajadas da direção sul alcançaram 55 km/h no Campo dos Afonsos, na zona oeste carioca, 44 km/h no aeroporto Santos Dumont, na zona sul e 41 km/h na base área de Santa Cruz, na zona oeste.

A ventania levantou muita poeira na região de uma obra de construção no bairro de Deodoro. Veja as imagens captadas por Luis Felipe e compartilhadas com a Climatempo pelas redes sociais.

 

 

 

 

 

Por que ventou forte?

A passagem de uma área de nuvens carregadas pelo oceano alterou a circulação natural dos ventos que sopravam da direção nordeste. Estes ventos quase paralelos ao litoral norte do Estado do Rio de Janeiro já estavam com velocidade moderada. A passagem das nuvens carregadas mudou a direção do vento para sul. Esta direção de vento é a que entra mais diretamente (frontal) sobre a cidade do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

Um forte contraste térmico entre a temperatura da superfície do mar e o continente acelerou o fluxo de ar fazendo com que as rajadas de vento ficassem mais fortes.

 

 

 

Nesta quinta-feira, essa situação não deve se repetir. A área de nuvens carregadas se afasta cada vez mais do Rio de Janeiro. Uma grande e forte massa de ar seco ganha força sobre a Região Sudeste. O centro deste sistema ficará próximo do Rio de Janeiro, o que vai favorecer a diminuição do vento.

 

Calor

Cariocas e fluminenses devem se preparar para o aumento do calor nas próximas 48 horas. Não há expectativa de chuva. O céu deve ficar com pouca ou nenhuma nebulosidade na maior parte o dia, o que vai permitir um grande número de horas de sol forte. Temperaturas acima dos 35°C devem ocorrer em quase todas as regiões fluminenses, exceto na serra. Na cidade do Rio, o calor se aproxima ainda mais dos 40°C até a sexta-feira.

 

Uma nova frente fria chega ao Sudeste no fim de semana. Veja como será o efeito deste sistema na Região.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias