O dia mais quente de 2015 no Brasil

17/10/2015 às 00:04
por Josélia Pegorim

Atualizado 17/10/2015 às 11:57

Oferecimento
Saiba quem passou dos 40°C

Pela quantidade de municípios que registraram 40°C ou mais, podemos dizer que o dia 16 de outubro foi o mais quente em 2015 no Brasil, até agora.

A Região Sudeste teve a maior quantidade de temperaturas iguais ou acima dos 40°C, num total de 13 cidades. As Regiões Nordeste e Centro-Oeste tiveram 8 cidades cada uma com temperaturas de 40°C ou mais. Na Região Norte, 7 municípios registraram 40°C ou mais.

É preciso lembrar que não há medição regular e tecnicamente confiável em todas as cidades do país. Assim, o calor de 40°C certamente foi sentido numa quantidade maior de locais do que aqueles listados aqui.

Os termômetros dispararam! A cidade do Rio De Janeiro teve a maior temperatura do país marcando 42,8°C. Foi o dia mais quente em uma primavera no Rio em 100 anos de medições do Instituto Nacional de Meteorologia.

A temperatura registrada no Rio de Janeiro está entre as 10 mais elevadas medidas pelo Inmet no país, em todos os tempos.

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, teve temperatura máxima de 36,9°C, a segunda maior marca já medida pelo Inmet em 105 anos, pois as medições regulares começaram em 1910.

 

 

Por que tanto calor?

O calor extremo nesta metade de outubro de 2015 pode ser explicado pela própria época do ano, quando grande parte do país já tem um elevado número de horas de sol diariamente, mas pela situação de estiagem que ainda predomina no país. A pouca disponibilidade de umidade no ar vem dificultado a formação e o crescimento das nuvens, além de reduzir a chance de alguma chuva.

 

 

Além disso, as frentes frias que trazem chuva e ar polar estão tendo muita dificuldade para chegar ao Sudeste ou ao Nordeste. Quase todas estão sendo barradas sobre o Sul, que vem tendo chuva extrema, ou conseguem passar muito enfraquecidas pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Este “impedimento” no caminho das frentes frias é um dos efeitos do fenômeno El Niño.

Muito sol, pouco vento, sem chuva e sem ar polar em meados de outubro! Tudo isto permite um grande aquecimento do ar. Confira o calor extremo em cada Região, com medições do Instituto Nacional de Meteorologia e da Aeronáutica.

 

 

 

 

  

 

 

Perigos do calor extremo para o corpo humano e como baixar a temperatura

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

26°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

17°
min

28°
max

0mm / 0%