Ar muito quente e seco no Nordeste, em Goiás e no Tocantins

18/10/2015 às 15:26
por Bianca Lobo

Oferecimento
As temperaturas seguem elevadas e a umidade muito baixa. Temperaturas acima dos 40ºC e umidade abaixo de 12% são registradas.

Uma forte massa de ar seco e quente predomina sobre o Sertão e também sobre Goiás e Tocantins. A temperatura passou dos 40ºC em várias cidades durante a tarde de sábado já estão bem próximas dessa marca na tarde desse domingo, dia 18 de outubro.

 

No mapa de temperatura máxima registrada às 16 UTC (14h pelo horário de Brasília) do Instituto Nacional de Meteorologia, é possível observar uma grande mancha vermelha escura entre Goiás e o interior do Nordeste.

 

 

 

Na imagem colorida do satélite GOES-13 das 16 UTC (14h, horário de Brasília) podemos observar a mancha escura entre o norte de Goiás e o interior Nordestino, que representa a presença do ar seco sobre essas regiões.

 

 

Na tabela abaixo são apresentados os menores valores de umidade relativa do ar registrada pelas estações automáticas do INMET às 14h (horário de Brasília).

 

 

Possível recorde histórico de calor em Goiânia

 

A estação automática do INMET em Goiânia registrou às 15 UTC deste domingo (13h, horário de Brasília), temperatura máxima de 40°C. Para confirmar o recorde de calor é necessário esperar o valor registrado na estação convencional. Se essa estação também tiver registrado tal valor, será a maior temperatura já registrada na cidade desde o começo das medições em 1937. O recorde atual é de 39,8°C registrado no dia 15 de outubro de 2015.

 

Tempo continua seco nos próximos dias

 

Até a quarta-feira dessa semana a forte massa de ar seco ainda predomina sobre essas áreas. Até lá calorão e a baixa umidade do ar continuarão a incomodar bastante. Na quinta-feira há previsão de chuva para Goiás e a umidade deve aumentar um pouco o Estado. Já o Sertão Nordestino e o Tocantins continuam bem secos até a quinta-feira.

CIDADES RELACIONADAS

Goiânia - GO

21°
min

31°
max

5mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%