Chapala pode chegar a super ciclone tropical

30/10/2015 às 14:11
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Omã, Iêmen e Arábia Saudita sentirão os efeitos

Intensificação muito rápida

A região do mar da Arábia, no Oriente Médio, está e alerta para por causa de Chapala, um ciclone tropical que se formou e se intensificou muito rapidamente nas últimas 48 horas.

O boletim técnico emitido pelo Departamento de Meteorologia de Índia às 15UTC (13 horas em Brasília) de 30 de outubro de 2015 informava que Chapala agora é um “ciclone tropical extremamente forte”. O sistema ganhou velocidade e avançava para oeste-sudoeste com velocidade de 12 km/h. A direção de deslocamento é em direção ao continente, devendo atingir o Iêmen durante o fim de semana, com reflexos também sobre Omã, Arábia Saudita e até sobre a região da Somália. `

 

 

 

 

Às 9 UTC (7 horas em Brasília) de 30 de outubro de 2015, o olho do sistema estava a 770 km de Salalah, no extremo sul de Omã. Os ventos constantes estimados por satélites meteorológicos eram da ordem de 210 km/h com rajadas de até 235 km/h.

 

 

As condições meteorológicas e oceânicas vão fazer com que Chapala fique ainda mais intenso. A previsão é de que ele se torne um “super ciclone tropical” no decorrer da tarde e noite desta sexta-feira, 30 de outubro. Este é o nível mais intenso na escala de intensidade de ciclones tropicais usada pelos meteorologistas indianos. Chapala deve se manter como um “super ciclone tropical” até a madrugada do sábado. A previsão é de que o sistema fique um pouco menos intenso no domingo, 1 de novembro, mas só deve ser baixado para uma depressão tropical no dia 3.

 

Além da ventania e de chuvas fortes, Chapala deve provocar também tempestades de areia.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

27°
max

15mm / 80%