Mariana (MG): risco de chuva aumenta nesta 6ªF

05/11/2015 às 21:12
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva aumenta o risco de deslizamento

Um grave acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira, 5 de novembro, na região de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, cidade mineira localizada a cerca de 100 km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O rompimento da barragem do Fundão, local de retenção de rejeitos de mineração desencadeou uma enxurrada de lama e de detritos sobre Bento Rodrigues.

 

 

Até por volta das 20 horas, a imprensa nacional confirmava uma morte e sabe-se que há muitas pessoas feridas e até soterradas pelo rio de lama que desceu da barragem. Ainda não se sabe a causa do acidente, mas a região de Bento Rodrigues está sendo evacuada por segurança.

 

 

 

Risco de chuva aumenta

Imagens de satélite das 20 horas na noite de 5 de novembro de 2015 mostravam um pouco de nuvens sobre a região entre Mariana e Belo Horizonte, mas sem risco imediato de chuva. As nuvens carregadas (manchas azuladas) que aparecem na divisa do Rio De Janeiro com Minas Gerais se deslocavam do interior para o litoral fluminense e não ofereciam risco de chuva sobre a região de Mariana.

 

 

Porém, algumas mudanças atmosféricas ocorrem nesta sexta-feira e que vão aumentar as condições para a chuva nos próximos dias entre Belo Horizonte, o Rio de Janeiro e Vitória, incluindo o local do acidente.

A situação pode se complicar com a chuva. Nesta sexta-feira e no fim de semana, as pancadas de chuva são mais prováveis à tarde e à noite. Há risco de raios e não se pode descartar a chance de chuva moderada a forte. Chuva aumenta o risco de deslizamento de terra.

 

Como o El Niño influencia a formação da ZCAS?

 

El Niño agrava a seca na bacia do rio Doce

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

36°
max

0mm / 0%

Belo Horizonte - MG

18°
min

31°
max

0mm / 0%