1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Sul tem mais temporais nesta 3ª feira
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sul tem mais temporais nesta 3ª feira

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O tempo volta a ficar instável no Sul do Brasil nesta terça-feira, após um dia com várias horas de sol e calor em grande parte da Região. A chegada de uma nova frente fria e uma acentuada queda da pressão atmosférica sobre o norte da Argentina e o Paraguai estimula a formação e a expansão de nuvens carregadas sobre toda a Região Sul.

 

 

 

 

Depois de um dia com sol e calor de até 33°C no oeste do estado, o Rio Grande do Sul será o primeiro a ter novos temporais. Nesta terça-feira, volumes de acima dos 50 mm poderão ser acumulados em muitas áreas. Em São Luiz Gonzaga choveu 60 mm em apenas 1 hora na madrugada de hoje.As rajadas de vento passaram de 100 km/h em Bagé (144 km/h ).

A Grande Porto Alegre já poderá ter chuva pela manhã, mas o risco de chuva forte é maior à tarde e à noite.

Já sobre o Santa Catarina e Paraná, as áreas de nuvens carregadas devem se espalhar mais durante a tarde e na noite desta terça-feira. Há risco de temporais nos estados.

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre os efeitos da nova frente fria no Sul e no Sudeste

 

 

 

 

Semana com chuva

Embora tecnicamente o ar polar da frente fria avance pelo mar e chegue ao Espírito Santo até a quinta-feira, nuvens carregadas vão continuar crescendo sobre a Região Sul. Há risco de chuva forte sobre os três estados pelo menos até a sexta-feira.

 

 

 

O mapa mostra a estimativa da chuva que deve ser acumulada até sábado, 14 de novembro. Os tons de verde escuro no centro-oeste do Rio Grande do Sul indicam que o volume acumulado pode superar 200 mm.

Este grande volume de chuva vai elevar ainda mais o nível do rio Uruguai na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Segundo informe da Defesa Civil de São Borja em 9 de novembro, o rio Uruguai vem subindo 50 cm a cada seis horas. Atualmente a cota é de 12,5 m acima do nível normal.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias