Calor e pancadas de chuva no Sudeste

10/11/2015 às 22:00
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperatura sobe mais nesta quarta

Pirapora (MG), Jales (SP), Alegre (ES) e Valença (RJ) foram as cidades mais quentes de cada estado na Região Sudeste na terça-feira, 10 de novembro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 37,8°C de temperatura máxima em Pirapora, 36,6°C em Jales e em Alegre e 33,6°C em Valença.

 

O calor continua nesta quarta-feira e pode ser até mais intenso até a sexta-feira, 13. Cidades do norte e noroeste de Minas Gerais, na região do Jequitinhonha, do vale do Rio Doce e Noroeste podem voltar a registrar temperaturas na faixa dos 40°C.

 

Mas além do calor, as condições para chuva também tendem a aumentar cada vez mais até o fim de semana. Para esta quarta-feira, a chance de chuva é maior em São Paulo, onde pode chover forte. As condições para chuva no estado do Rio De Janeiro e para grande parte de Minas Gerais aumentam a partir de quinta-feira e para o Espírito Santo, na sexta-feira.

 

Os mapas mostram a estimativa da chuva sobre o Sudeste. Os tons em vermelho-terra indicam baixos volumes de chuva acumulados no período de 5 dias. Os tons de verde indicam chuvas mais volumosas. Veja a escala na parte superior do mapa.

 

 

 

 

 

Uma frente fria vai avançar pelo litoral da Região Sudeste nos próximos dias. Até a noite desta quarta-feira, 12, o vento frio da frente fria se aproxima do litoral sul de São Paulo. Durante a quinta-feira, o ar frio avança pelo mar e chega ao Rio de Janeiro e até a noite da sexta-feira, 13, avança até ao sul do Espírito Santo. Mas o avanço do ar polar para o norte capixaba e sul da Bahia só deve acontecer na segunda-feira.

 

O ar úmido e frio de uma frente fria vai entrar em choque com o ar quente que já está sobre o Sudeste e estimular a formação de nuvens carregadas sobre todos os estados. Este efeito será melhor percebido na sexta-feira, no sábado e domingo.

 

Calor diminui

O calor vai diminuindo com o aumento da nebulosidade e da chuva. Os mapas mostram a estimativa da temperatura máxima para o período de 13 a 17 de novembro. O tom rosa indica valores de 38°C a 40°C. Note como esta cor some a partir do dia 15. Os tons de alaranjado claro se espalham indicando que a temperatura máxima vai baixando.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

29°
max

8mm / 90%