Risco de chuva forte na Grande SP

10/11/2015 às 23:59
por Josélia Pegorim

Atualizado 11/11/2015 às 00:00

Oferecimento
Frente fria se aproxima

Risco de chuva forte na Grande SP

 

O risco de chuvas fortes, com raios e ventos fortes na região de Grande São Paulo aumenta nesta quarta-feira. Grandes e fortes áreas de instabilidade crescem sobre a Região Sul e parte destas nuvens carregadas se desloca para o Estado de São Paulo podendo atingir também a região da Grande São Paulo.

Porém, o ar quente e úmido que vem predominando sobre a região será um importante fator para a formação de nuvens carregadas. Além disso, uma frente fria avança pelo litoral da Região Sul e nesta quarta-feira se aproxima de São Paulo. O choque térmico entre o ar quente e o ar frio da massa polar da frente fria vai colaborar para formação ou intensificação da instabilidade.

Apesar da presença de nebulosidade sobre a Grande São Paulo desde o amanhecer, as pancadas de chuva são esperadas especialmente para a tarde e noite.

Há risco de temporais com potencial para alagamento.

 

Menos calor e chuva perto da média

 

A temperatura na tarde de terça-feira, 10 de novembro, foi a mais alta na cidade de São Paulo desde o dia 21 de outubro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 31,8°C.

Se novembro tivesse 11 dias, iria terminar com média de temperatura máxima 0,3°C abaixo do normal.

De 1 a 10 de novembro, o Instituto Nacional de Meteorologia já registrou 133,1 mm de chuva no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. Este valor corresponde a 73% da média normal de chuva para novembro que é de aproximadamente 146 mm.

A previsão é de mais chuva nos próximos dias e há grande chance de que a chuva de novembro passe da média ainda na primeira quinzena do mês.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%