Poderosas nuvens

12/11/2015 às 15:07
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Os frutos do calor e da umidade alta

Com o calor e o gradual aumento de umidade disponível no ar, as grandes nuvens que provocam fortes pancadas de chuva, com raios, trovões e rajadas de ventos estão se formando em muitas áreas de quase todo o país. São as nuvens do tipo cumulonimbus, nuvens chamadas de convectivas porque que se desenvolvem pelo processo físico da convecção. Quanto mais quente estiver o ar, mais intensa é a convecção.

 

 

As fotos abaixo são de grandes cúmulos e de cumulonimbus com e sem precipitação à vista. Todas elas representam eventos de temporais recentes que ocorreram no Brasil esta semana.

 

 

 

 

 

Masculino ou feminino

Na nomenclatura meteorológica, o cumulonimbus é abreviado por Cb, com a letra C maiúscula e a letra b minúscula. Podemos falar “a Cb”, referindo-se a nuvem cumulonimbus, ou “o Cb” quando falamos apenas a palavra cumulonimbus.

 

 

 

 

Nas alturas

Uma nuvem cúmulo também é uma nuvem convectiva, mas de pequena extensão vertical, não dão raios e nem chuva. Quando uma nuvem cúmulo cresce, sua parte superior fica com a aparência de uma enorme couve-flor.

 

 

 

 

O topo, a parte superior de um cumulonimbus pode alcançar altitudes acima de 10 km. São nuvens que muitas nuvens provocam as tempestades, que podem gerar um tornado. São nuvens poderosas que ao mesmo tempo assustam e encantam.

 

 

 

Neste Explicando o Tempo, com Maria Clara Machado, você vai saber mais sobre os 10 tipos básicos de nuvens e também sobre as nuvens convectivas.