Oferecido por
Uma larga faixa entre a região de Manaus, grande parte do Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins continuam sob uma densa cobertura de fumaça por causa do grande número de focos de fogo que persistem sobre estas áreas. A pouca chuva nos últimos dois meses vem contribuindo para que os focos de fogo ainda estejam muito ativos nesta época.
Nesta sexta-feira, a cobertura de fumaça voltou a se intensificar sobre a região de Palmas, capital do Tocantins restringindo muito a visibilidade do horizonte. No aeroporto local, a visibilidade ao amanhecer por volta das 6 horas (local) era de apenas 1600 metros. A situação era a mesma no fim da manhã.
Na quarta-feira passada, a região de Marabá, cidade do Pará próxima da divisa com o extremo norte do Tocantins, era a região em pior situação de visibilidade. O aeroporto local ficou várias horas com alcance visual de 1000 metros ou menor.
Praticamente todos os aeroportos do Pará, no sul do Maranhão, na região de Macapá e de Manaus passaram esta semana sob a cobertura de fumaça e quase sem registro de chuva. As poucas pancadas de chuva que ocorrem são em pequenas áreas e com curta duração, não sendo suficientes para dispersar a grande área de fumaça.
A previsão ainda é de pouca chuva para os próximos dias em todo o Norte do Brasil