Calor e chuva no Sudeste

09/12/2015 às 19:53
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Norte de MG pode ter calor de 40°C

Fortes pancadas de chuva continuam ocorrendo nos próximos dias nos quatro estados da Região Sudeste. São temporais provocados pelas grandes nuvens cumulonimbus que estão se formando com a disponibilidade de ar quente e úmido sobre o Sudeste. Tem chovido com frequência por toda a Região e já tem gente até reclamando da falta de sol.

 

 

 

O ar segue abafado até o domingo e as pancadas de chuva vão continuar ocorrendo principalmente à tarde e à noite, com risco de temporais. Os períodos com sol devem aumentar com a maior influência de uma massa de ar seco sobre o Sudeste. Este ar seco deve atuar com força especialmente sobre o extremo norte mineiro e sobre o Espírito Santo, reduzindo bastante a nebulosidade e as condições para chuva. Cidades mineiras próximas da Bahia podem voltar a registrar calor de 40°C.

 

 

Baixa pressão no litoral

Não há previsão de avanço de frentes frias pelo litoral da Região Sudeste nos próximos 7 ou 10 dias. Por enquanto, a previsão indica uma frente fria com força para chegar ao Sudeste por volta do doa 19 de dezembro. Uma baixa pressão moderada a fraca se organiza entre quinta e sexta-feira perto do litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro, o que vai colaborar para formar nuvens carregadas.

O mapa mostra o quanto já choveu em 8 dias sobre o Sudeste. A chuva ainda está abaixo da média, o que é natural pois a média de chuva para dezembro é muito elevada no Sudeste, em geral acima de 200 mm. Mas com os temporais que ocorreram até agora, várias regiões já acumulam de 70 a 100 mm de chuva.

O verão começa oficialmente em 22 de dezembro, às 2h48, pelo horário de Brasília.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%