Nível do Cantareira continua subindo

13/12/2015 às 09:16
por Alexandre Nascimento

Atualizado 13/12/2015 às 11:04

Oferecimento
Ainda falta cerca de 6% para "zerar" o volume morto.

Desde o mês passado tem chovido de forma regular sobre os mananciais que abastecem a Grande São Paulo. Em novembro foram acumulados quase 200mm de chuva sobre o Cantareira, cerca de 23% a mais do que normalmente chove em um mês de novembro. Desta forma o sistema replecionou 3,5% em relação ao começo do mês. Agora em dezembro já foram acumulados cerca de 90 milímetros na região (SABESP) e o sistema continua enchendo, mesmo sem haver registro de chuva todos os dias. Desde o início do mês o volume no Sistema Cantareira já subiu cerca de 4%, ou seja, a medida que chove agora a velocidade de subida é mais rápida devido ao fato do solo já estar mais encharcado. O mapa abaixo mostra o acumulado de chuva no último 1 mês.

 

Segundo dados dos modelos numéricos de precipitação da Climatempo deve continuar chovendo no restante deste mês de dezembro e não há previsão de longos períodos secos neste verão, como nas últimas duas temporadas. Os resultados do modelo indicam que pode chover esta segunda quinzena cerca de 150 milímetros, ou seja, provavelmente deve-se superar a média histórica do mês, que é de 220 milímetros.

A essa velocidade de subida e se confirmando a chuva esperada, provavelmente vamos superar o volume morto ainda na primeira semana de janeiro.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%