SP tem mais temporais esta semana

14/12/2015 às 11:27
por Josélia Pegorim

Atualizado 14/12/2015 às 16:48

Oferecimento
Frente fria chega ao litoral nesta terça

O Estado de São Paulo permanece dentro de uma massa de ar quente e úmida que facilita formação de nuvens de tempestade. A semana promete mais temporais por causar do ar abafado que já está sobre o estado e também pela passagem de duas frentes frias pelo litoral paulista. A primeira frente fria avança pelo litoral entre esta terça e a quarta-feira. A segunda frente fria está prevista para o próximo fim de semana.

A passagem das frentes frias aumenta o risco de temporais. O choque do ar polar que vem com a frente fria com o ar quente que já está sobre o estado ajuda a formar as nuvens carregadas.

Os paulistas devem se preparar para uma semana com os incômodos do ar abafado e dos eventuais transtornos causados pelos temporais, como alagamentos e queda de árvores.

O mapa mostra a estimativa do volume de chuva que poderá ser acumulada nos próximos cinco dias. Muitas áreas do estado de São Paulo poderão acumular de 70 a 100 mm. Em alguns locais deve chover mais de 100 mm.

 

 

Várias regiões do Estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, sofreram com tempestades no fim de semana. Na capital, a chuva forte causou o transbordamento de córregos na zona leste. Na região de Campinas, a chuva intensa veio também com ventania. O aeroporto Viracopos registrou uma rajada de 92 km/h às 15h30 da tarde do domingo.

Na tarde do sábado, 12, a região de São Luis do Paraitinga, no vale do Paraíba, acumulou 69,8 mm. Mas praticamente toda a chuva (cerca de 66 mm) caiu em apenas 1 hora, o que representa um temporal realmente violento, pela quantidade excepcional de chuva em apenas 1 hora.

A tempestade que passou sobre Atibaia derrubou várias árvores enormes pela cidade, que bloquearam ruas e caíram sobre carros. As imagens são de Rafael Gonçalves.

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja os principais problemas dos sistemas severos para a construção civil

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%

São Luís - MA

23°
min

30°
max

30mm / 90%