Sul permanece em alerta para temporais

14/12/2015 às 21:13
por Josélia Pegorim

Atualizado 14/12/2015 às 22:25

Oferecimento
Chuva passa da média do mês no oeste da região

O Sul do Brasil deve permanecer em alerta nesta terça-feira para mais temporais. Uma forte área de baixa pressão atmosférica continua sobre o norte da Argentina estimulando a formação de aglomerados de grandes cumulonimbus. A chuva intensa, com fortes rajadas de vento, raios e risco de granizo poderá acontecer em diversas áreas dos três estados da Região Sul. Porém, as chuvas mais volumosas devem ocorrer novamente na parte oeste dos estados.

Os temporais não darão trégua ao Sul pelo menos até o sábado. Até lá, duas frentes frias passa pelo litoral da Região Sul e ajudam a formar as áreas de instabilidade.

 

 

 

Confira a previsão para a Região

 

Chuva supera média no oeste da Região

A primeira quinzena de dezembro termina com chuva acima da média normal para mês no oeste da Região Sul. A previsão é de que a segunda quinzena seja com muita chuva.

O mapa mostra a anomalia (diferença em relação à média) da chuva sobre o Sul. Os tons de azul indicam chuva acima da média.

 

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim alerta para o elevado volume de chuva sobre o rio Uruguai e a preocupação com um novo pico de cheia.

 

 

 

 

Santa Rosa (RS): chuva de 1 mês em 24h

A semana começou com mais tempestades sobre o Sul do Brasil. Fortes áreas de instabilidade voltaram a atingir o Rio Grande do Sul e provocaram volumes de chuva extremamente elevados. No período entre 20 horas do dia 13 e 20 horas do dia 14 de dezembro de 2015, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 186 mm de chuva sobre Santa Rosa. Este volume é maior do que a média normal de chuva para dezembro que fica em torno de 160 mm.

No decorrer da segunda-feira, 14, as nuvens carregadas se espalharam também sobre áreas de Santa Catarina e do Paraná provocando temporais violentos com muita chuva e rajadas de vento intensas.

Em Indaial, uma rajada chegou aos 91 km/h às 18h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Florianópolis teve chuva forte na noite da segunda-feira, 14.

 

 

 

 

Veja também

 

Confira a tendência da chuva para 15 dias no Brasil 

Raio provoca incêndio em canteiro de obra, 3 funcionários ficaram internados

Confira a tendência climática para verão 2016 no Brasil

[eBook] Raio: um perigo que vem do céu

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

17°
min

24°
max

0mm / 0%

Natal - RN

25°
min

31°
max

15mm / 90%