Calorão e temporais no Sul

17/12/2015 às 22:09
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperatura pode superar marcas da terça-feira

Sexta com calorão em SC e no PR

Uma nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil e deixa os estados de Santa Catarina e do Paraná em situação pré-frontal. Um forte aquecimento do ar deve ser observado com previsão de temperaturas em torno dos 35°C em várias áreas de catarinenses e pelo interior do Paraná e de Santa Catarina. Urussanga, no sul catarinense, já teve quase 33°C nesta quinta-feira segundo o Inmet.

A temperatura poderá chegar aos 35°C em Florianópolis, o que não ocorre desde fevereiro. Na última pré-frontal, na terça-feira passada, a temperatura chegou aos 34,4°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, e foi a tarde mais quente desde o dia 12 de fevereiro quando a máxima atingiu 35,5°C.

 

 

 

No Paraná, o calor da ordem de 35°C deve ser sentindo nas cidades do oeste e norte do estado. Mas a região da Grande Curitiba também vai ficar muito quente e a temperatura pode passar um pouco dos 30°C.

 

Calor extremo no litoral do Paraná

A volta do sol forte combinado com o efeito de aquecimento adiabático que ocorre em situações pré-frontais em regiões próximas a montanhas, pode fazer com que o calor no litoral do Paraná tenha calor entre 35°C e 40°C novamente, como ocorreu na pré-frontal do dia 15 de dezembro.

 

Novos temporais

O calor intenso vai ajudar a formar nuvens ainda mais carregadas nesta sexta-feira, com grande potencial para tempestades. A nova frente fria começou a espalhar as fortes áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Até o domingo, a situação é de alerta nos três estados para temporais.

 

Nuvens muito carregadas da nova frente fria invadiram a praia do Cassino, em Rio Grande. Confira a transformação nas fotos do dia 16 de dezembro, com tempo firme, e na tarde de quinta-feira, 17 de dezembro.

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

23°
min

27°
max

5mm / 90%

Curitiba - PR

14°
min

26°
max

5mm / 90%