Aproveite o verão para melhorar sua alimentação

18/12/2015 às 10:29
por Redação

Atualizado 04/01/2017 às 21:07

Oferecimento
Que tal um cardápio completo saudável e saboroso?

Conheça opções leves e saborosas para garantir uma alimentação saudável e sem sustos durante a época mais quente do ano


Se o inverno pede guloseimas, como fondue ou chocolate, o verão pede alimentos leves e saudáveis!

 

- Confira outros conteúdos no canal especial de verão.

 

E, nem por isso, a estação fica menos saborosa, já que o Brasil possui uma série de alimentos, a começar pela variedade de frutas, que podem contribuir com uma alimentação mais saudável e, de quebra, com um verão mais divertido e cheio de disposição!



Para começar, lembre-se que você vive em um país tropical e que, na maior parte do território nacional, as manhãs de verão já começam com altas temperaturas. Portanto, para ter pique para enfrentar o sol quente dê preferência para vitaminas, sucos (com várias frutas), chás gelados (com ervas) e para a tradicional água de coco, recomendada a qualquer hora do dia. O mamão, a acerola e a laranja, assim como a maioria das frutas que possuem a pigmentação mais alaranjada ou amarelada, são grandes dicas para a estação pois, além de serem muito indicadas para o café da manhã, ainda ajudam no bronzeado. Sentiu falta de carboidratos? Recorra à tapioca, aos pães e cereais integrais, que podem ser acompanhados por queijo branco.

No almoço, aproveite para reforçar as energias, mas cuidado! Essa é uma das refeições na qual as pessoas mais costumam errar na escolha dos alimentos e, com o excesso do calor, acabam passando mal. Assim, para não perder um belo dia de verão, troque a gordura das massas recheadas e das frituras, por fontes de proteínas que possam ser assadas ou grelhadas. Nesse contexto, peixe é sempre uma ótima escolha. Além disso, invista também em um prato cheio de verduras, legumes e folhas, que são leves e possuem muito minerais e fibras, que ajudam na digestão.

 

E não é porque é verão que as sobremesas estão proibidas. Aliás, a estação garante opções que refrescam, são saudáveis e gostosas, como creme de abacate, mousses, salada de frutas e sorvetes, que já podem ser encontrados sem conservantes, sem glúten e até sem lactose.

No jantar, as dicas não são muito diferentes do almoço, pois exige refeições mais leves. No entanto, se quiser aproveitar o frescor noturno para matar a vontade de comer massa, priorize o macarrão integral, mas fique atento ao molho, optando sempre pelos menos gordurosos e de baixo valor calórico. Novamente, as saladas e os peixes devem receber destaque, mas, para variar um pouco, que tal um Ceviche?


Com essas dicas básicas e opções de dar água na boca, é possível reeducar a alimentação aos poucos e garantir um verão bem mais saudável. Aproveite!