Muita chuva no Sul

19/12/2015 às 14:38
por Aline Tochio

Atualizado 19/12/2015 às 21:13

Oferecimento
Chuva de dezembro passou da média no oeste da Região

Áreas de instabilidade tem se formado com frequência entre Paraguai, Argentina e o Sul do Brasil, causando chuvas regulares nessas áreas. Desde o começo de dezembro até agora, muitos temporais atingiram o Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina e do Paraná, o que fez com que a chuva acumulada ultrapassasse a média normal do mês nessas áreas. No mapa abaixo, as áreas em azul representam a chuva acima da média.

 

 

Neste sábado, não está sendo diferente. Uma grande instabilidade, associada a um sistema de baixa pressão, está provocando mais chuva nessa parte oeste da região Sul. Nas últimas 24 horas (entre 13h de sexta-feira e 13h deste sábado), a chuva acumulou 101 milímetros em Planalto (PR), 95 milímetros em Dionísio Cerqueira (SC), 80 milímetros em Foz do Iguaçu e 77 milímetros em Dois Vizinhos (ambas no PR).

 

 

No domingo a maior parte da chuva fica concentrada no Paraná, mas já na terça-feira, 22 (primeiro dia oficial do verão, que começa às 02h48 no horário de Brasília), novos temporais devem atingir o oeste do Rio Grande do Sul. Nesta próxima semana ainda há previsão de chuva volumosa em quase toda a Região. O centro-norte gaúcho é que deve receber menos chuva nos próximos dias.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

27°
max

15mm / 80%