Tempo muda em São Paulo neste domingo

19/12/2015 às 17:58
por Aline Tochio

Oferecimento
Frente fria traz alívio do calor, mas não por muito tempo

Nos últimos dias, a Grande SP vinha tendo dias típicos de verão, apesar de a nova estação não ter começado ainda. Desde quinta-feira o sol tem predominado, com a ocorrência de chuva entre a tarde e a noite. No final da primavera, é comum já observarmos características de verão, devido à mudança gradativa do padrão de circulação de ventos na atmosfera. O verão começa na terça-feira, 22, às 02h48 no horário de Brasília, e o que normalmente se observa é o fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica em direção ao Sudeste. Por isso temos dias abafados e a fácil formação das nuvens de chuva.

 

 

Neste sábado, além de todo esse ar quente e úmido, que naturalmente forma nuvens, tivemos o avanço de uma frente fria para o Paraná, que ajudou a intensificar as instabilidades no leste de São Paulo. Vários temporais ocorreram pela faixa leste e sul paulista entre a tarde e noite de sábado, inclusive na Grande SP.

 

Esta frente fria vai avançar pelo litoral paulista no decorrer do domingo, deixando o tempo mais fechado. As praias tem um dia nublado, com um pouco de sol apenas no litoral norte, mas com chuva a qualquer hora e potencial para temporais. Na Grande SP, no sul e no leste de SP o céu fica carregado, o sol aparece fraco em alguns momentos, mas há condições para chuva a qualquer hora. Ainda podem ocorrer temporais entre a tarde e a noite. A temperatura diminui. Não chega a fazer frio, mas a queda da temperatura será perceptível. Neste sábado a máxima na capital paulista chegou a 32ºC na estação automática do INMET, e neste domingo não passa de 26ºC.

 

Confira a tendência para as festas de fim de ano!

 

Verão começa com cara de verão!

 

No decorrer da segunda-feira essa frente fria vai se afastando para o oceano, e na terça-feira, primeiro dia do verão, o sol já volta com força e a temperatura volta a bater na casa dos 30ºC. Ao que tudo indica, o Natal será bem típico de verão, com sol, calor e pancadas de chuva.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%

Natal - RN

24°
min

30°
max

20mm / 90%