Por que é verão no Hemisfério Sul?

22/12/2015 às 13:44
por César Soares

Atualizado 28/12/2015 às 10:07

Oferecimento
Saiba a definição da astronomia e da meteorologia

Enfim começou a estação do ano mais esperada pelos adoradores das praias, sol forte e calorão! Chegou o verão! E neste ano de 2016 são esperadas também as típicas pancadas de chuva que também são marca desta estação. Mas de fato, por quê estamos no verão? O que significa estarmos em verão? Estamos mais próximos do Sol e faz mais calor?

Essas e muitas outras dúvidas ficam na cabeça das pessoas, o verão é a estação do ano no qual recebemos mais luz solar, não pelo fato de estarmos mais próximos do Sol, afinal a órbita terrestre em torno do astro central é praticamente circular. O que acontece é que graças a inclinação de 23°C do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de órbita, temos que o Hemisfério Sul em alguns momentos recebe mais luz solar do que o Hemisfério Norte, e vice versa.

 

 

Essa situação também afeta diretamente a atmosfera, os movimentos atmosféricos são intensificados fazendo com que mais massas de ar entre em choque sobre o Oceano Atlântico e favorecendo a passagem de frentes frias e outros sistemas que também provocam chuva.

 

O meteorologista César Soares comentou o assunto no Climatempo News! Confira!