Oferecido por
Um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), região de circulação de ventos no sentido horário a cerca de 10 km de altitude, e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estão formando nuvens carregadas em vários locais do Nordeste que provocam chuva moderada a forte.
Na manhã desta segunda-feira, a chuva caiu forte sobre Estreito, cidade do Maranhão na divisa com Tocantins. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 45,6 mm entre 5 e 9 horas local (6 e 10 horas, em Brasília). Este foi o maior volume de chuva sobre o Nordeste no período entre 9 horas do dia 27 e 9 horas do dia 28 de dezembro de 2015, segundo o Inmet.
Chuvas moderadas também ocorreram em Mossoró, no Rio Grande do Norte, que acumulou 7,4 mm em 2 horas de chuva, e em Fortaleza, capital do Ceará, onde choveu cerca de 12 mm entre 5 e 9 horas, no horário local.
Nas imagens de satélite, as nuvens mais carregadas aparecem como manchas azuladas e brancas.
O centro do VCAN na altitude de 10 km podia ser observado próximo do litoral norte da Bahia na manhã da segunda-feira, 28 de dezembro. No decorrer da semana, este vórtice enfraquece, mas vai continuar ao largo da costa leste do Nordeste ajudando a formar nuvens de chuva.
Acompanhe a previsão para a Região Nordeste
Chuva forte no litoral
Desde o Natal, as áreas de instabilidade que se formaram pelo litoral do Nordeste provocaram chuva moderada a forte nas capitais Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Maceió. Estas capitais poderão ter chuvas moderadas até a quarta-feira.