Nordeste tem mais chuva esta semana

28/12/2015 às 11:49
por Josélia Pegorim

Oferecimento
VCAN atua na costa leste da região

Um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), região de circulação de ventos no sentido horário a cerca de 10 km de altitude, e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estão formando nuvens carregadas em vários locais do Nordeste que provocam chuva moderada a forte.

Na manhã desta segunda-feira, a chuva caiu forte sobre Estreito, cidade do Maranhão na divisa com Tocantins. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 45,6 mm entre 5 e 9 horas local (6 e 10 horas, em Brasília). Este foi o maior volume de chuva sobre o Nordeste no período entre 9 horas do dia 27 e 9 horas do dia 28 de dezembro de 2015, segundo o Inmet.

Chuvas moderadas também ocorreram em Mossoró, no Rio Grande do Norte, que acumulou 7,4 mm em 2 horas de chuva, e em Fortaleza, capital do Ceará, onde choveu cerca de 12 mm entre 5 e 9 horas, no horário local.

Nas imagens de satélite, as nuvens mais carregadas aparecem como manchas azuladas e brancas.

 

 

O centro do VCAN na altitude de 10 km podia ser observado próximo do litoral norte da Bahia na manhã da segunda-feira, 28 de dezembro. No decorrer da semana, este vórtice enfraquece, mas vai continuar ao largo da costa leste do Nordeste ajudando a formar nuvens de chuva.

 

Acompanhe a previsão para a Região Nordeste

 

 

Chuva forte no litoral

Desde o Natal, as áreas de instabilidade que se formaram pelo litoral do Nordeste provocaram chuva moderada a forte nas capitais Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Maceió. Estas capitais poderão ter chuvas moderadas até a quarta-feira.

 

Confira a tendência para o verão 2016 na Região Nordeste.

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

25°
min

30°
max

25mm / 90%

Recife - PE

25°
min

30°
max

15mm / 90%