Pouca chuva no Sul do Brasil nos próximos dias

02/01/2016 às 15:17
por Fabiana Weykamp

Atualizado 02/01/2016 às 15:18

Oferecimento
Primeira semana de janeiro será marcada por sol e temperatura elevada na maior parte da Região.

O fim de semana ainda começou com algumas áreas de instabilidade sobre parte da Região Sul, com pode ser visto na imagem de satélite da tarde deste sábado (02/01):

 

 

As nuvens mais carregadas estão sobre o noroeste e o norte do Paraná, porém, as nuvens baixas que são observadas sobre o leste de Santa Catarina provocaram chuva frequente no litoral deste Estado e no Vale do Itajaí no decorrer deste sábado, o que deixou a temperatura baixa nestas áreas. Em Florianópolis, até às 15h, a temperatura ainda não havia passado de 23°C.

 

Na semana que vem, o padrão de circulação atmosférica irá mudar, especialmente nos níveis médios e altos da atmosfera (com a formação de um sistema de alta pressão no nível de 500 mb e uma grande crista em 200 mb), o que irá dificultar a formação de nuvens de chuva sobre a maior parte da Região Sul. Na segunda-feira (04), o sol irá predominar em quase todas as áreas e, até o fim da semana, as pancadas de chuva mais frequentes devem se concentrar apenas sobre a fronteira oeste do Rio Grande do Sul, especialmente sobre a região de Uruguaiana, enquanto que as demais áreas devem ter pouca ou nenhuma chuva.

 

A figura a seguir mostra o acumulado de chuva previsto para o período entre 03 e 07 de janeiro. 

 

 

Na região de Uruguaiana, há risco para temporais e o acumulado pode superar os 100 mm. Esta chuva acontece por causa da influência de um sistema de baixa pressão em superfície, que irá se formar sobre o norte da Argentina, mas que terá pouco impacto nas demais áreas da Região Sul. 

 

Como a maior parte da Região terá sol forte e pouca chuva na semana que vem, a temperatura ficará bastante elevada. 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

20°
min

28°
max

15mm / 90%