Frente fria alivia calor no SE e no NE

04/01/2016 às 11:05
por Josélia Pegorim

Oferecimento
AL registra maior temperatura do ano no país

O ano de 2016 começou com calor intenso sobre áreas do Nordeste e do Sudeste, com muitas localidades de Minas Gerais, do Espírito Santo e da Bahia registrando temperaturas em torno dos 40°C. Mas no interior de Alagoas, a temperatura no domingo, 3 e janeiro de 2016, chegou a quase 43°C. Em Pão de Açúcar, a temperatura máxima no domingo foi de 42,8°C. Esta foi a maior temperatura registrada no Brasil este ano até agora pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

Na tarde de 2 de janeiro, sábado, as maiores temperaturas no Brasil ocorreram no norte de Minas Gerais. O Inmet registrou 42,3°C em Itaobim, no vale do Jequitinhonha, no  nordeste de Minas Gerais.

 

 

O sol forte por muitas horas e o aquecimento da situação pré-frontal por causa do deslocamento de uma frente fria sobre a Bahia explicam a temperatura mais elevada do que o normal.

Nos próximos dias, o calor diminui em Alagoas, Sergipe, na Bahia e em muitas outras áreas do Nordeste por causa do aumento da nebulosidade e da chuva provocadas pela frente fria que está sobre a Bahia.

 

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim explica os efeitos da frente fria que está sobre a Bahia sobre o temperatura no norte de Minas Gerais e em áreas do Nordeste.