Forte LI entre S. Paulo, Sorocaba e Campinas

08/01/2016 às 20:17
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva aumenta em SP no fim de semana

Uma forte linha de instabilidade se organizou no fim da tarde desta sexta-feira, 8 de janeiro, entre São Paulo, Campinas e Sorocaba. A Linha de Instabilidade (LI) é um conjunto organizado de nuvens do tipo cumulonimbus. O nome “linha” vem justamente da forma em linha como estas nuvens se orientam. As nuvens se deslocam unidas, ao mesmo tempo. As fortes rajadas de vento provocadas pelos cumulonimbus formam o que se chama de “frente de rajada”.  O aeroporto de Jundiaí registrou duas rajadas sucessivas de 48 km/h e 44 km/h às 18h27 e às 19h, respectivamente.

 

Nas imagens do radar meteorológico de São Roque, das 19h20 e das 19h56, as manchas em vermelho representam áreas onde a chuva é mais intensa. Analisando as duas imagens nota-se um enfraquecimento da chuva na região de Jundiaí e um aumento da chuva sobre Sorocaba.

Esta linha de instabilidade está lente e até por volta das 20 horas não apresentava deslocamento certo em direção à Grande São Paulo. Mesmo assim, não se pode descartar que no decorrer da noite desta sexta-feira, a chuva desta linha de instabilidade alcance parte da Grande São Paulo.

 

 

 

 

 

Chuva forte no fim de semana

Nuvens bastante carregadas cresceram sobre o interior de São Paulo nesta sexta-feira provocando chuva forte em áreas do centro, norte e oeste do estado. As condições para chuva aumentam no fim de semana em todo o estado de São Paulo. Não há previsão da chegada de nova frente fria, mas áreas de instabilidade se expandem do Centro-Oeste e do Sul do Brasil para São Paulo.

 

 

Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

30°
max

25mm / 80%