Rio Ribeira do Iguape (SP) transborda

11/01/2016 às 15:54
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Previsão é de mais chuva

O rio Ribeira do Iguape, na região do vale do Ribeira, no sul de São Paulo, transbordou de novo nesta segunda-feira, pela segunda vez em uma semana. O grande volume de chuva que caiu no fim de semana sobre o sul de São Paulo e também no leste do Paraná elevaram o nível do rio rapidamente. No dia 3 de janeiro, no domingo passado, o nível do Ribeira de Iguape alcançou 7,20 metros em Eldorado, segundo o Sindicato Rural do Vale do Ribeira. Plantações de banana principal produto agrícola da região do vale do Ribeira, ficaram alagadas na região Registro, Eldorado e Sete Barras.

 

Segundo informações do SAISP – Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo – o nível do rio Ribeira em Eldorado estava em 7,93 metros às 15h30 desta segunda-feira. A cota de extravasamento é de 6,0 metros.

 

 

Primavera chuvosa

O volume de chuva sobre a região do vale do Ribeira ficou acima do normal nos dois meses. Nos mapas, a chuva acima da média é representada pelos tons de azul.

O grande volume de chuva já acumulado na primavera deixou nível do rio Ribeira alto já no início do verão. A situação é preocupante porque ainda há previsão de mais chuva para esta semana. A chuva persiste nesta terça-feira, mas fraca a moderada. Pode chover forte entre quarta e quinta-feira com a passagem de uma frente fria.

 

 

 

 

É preciso lembrar que o excesso de chuva já verificado na primavera foi efeito do El Niño e que o fenômeno vai atuar forte neste verão. Assim, outros eventos de chuva volumosa vão ocorrer.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%