Oferecido por
A ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul – está se estabelecendo sobre o Brasil. As grandes áreas de instabilidade eu já estão sobre o Sudeste e sobre Centro-Oeste do Brasil vão continuar ativas no fim de semana provocando chuva também sobre Estado do Rio De Janeiro.
A chegada de uma frente fria ao litoral fluminense na sexta-feira estimulou o aumento de umidade marítima sobre o estado. Nuvens carregadas que se formaram sobre São Paulo e sobre Minas Gerais também avançaram sobre o Rio de Janeiro provocando chuvas fortes.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, no período entre 22 horas do dia 14 e 22 horas de 15 de janeiro choveu 85 mm sobre Valença, 77 mm em Duque de Caxias (região de Xerém), 74 mm sobre Silva Jardim, 68 mm sobre Nova Friburgo e cerca de 46 mm na Vila Militar, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.
O fim de semana será com tempo instável. As grandes áreas de nuvens sobre o Sudeste e a frente fria no litoral fluminense vão ficar quase paradas. Assim, todo o Estado do Rio vai continuar com condições para chuvas frequentes e volumosas.
O tempo úmido deve persistir na segunda e na terça-feira. Até lá, grandes volumes de chuva voltam a ser acumulados deixando muitas encostas sujeitas a deslizamentos. A chuva e o excesso de nuvens baixam a temperatura.