Mais chuva em SP

28/01/2016 às 12:06
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de temporais aumenta nesta sexta

A frente fria que trouxe ajudou a provocar os temporais de ontem em diversas áreas do estado de São Paulo avançou para o litoral do Rio De Janeiro, mas grandes áreas de instabilidade ainda estão espalhadas sobre a Região Sudeste e vão provocar mais chuva nesta quinta-feira.

 

Grande SP

Apesar da grande quantidade de nuvens sobre Grande São Paulo na manhã desta quinta-feira, a chuva só deve voltar à tarde e à noite, mas não há expectativa de temporal e nem de chuva volumosa como ocorreu ontem. Em alguns momentos a chuva pode cair com força moderada, mas a chance de novos alagamentos é baixa

 

Litoral

A chuva caiu forte ontem no litoral sul de São Paulo, mas hoje é o litoral norte que poderá ter chuva mais volumosa e com chance de raios. Na Baixada Santista e no Litoral Sul, o dia segue com muitas nuvens e ainda há condições para chuva fraca a moderada.

 

Interior

Regiões como norte de São Paulo, próxima da divisa com o Triângulo Mineiro, região Mococa, Bragança Paulista, Serra da Mantiqueira e o Vale do Paraíba estão sujeitas a terem chuva forte na tarde e noite desta quinta-feira. A chuva nestas áreas pode se prolongar por várias áreas. Nas outras regiões do estado, as pancadas de chuva devem ser rápidas e em pequenas áreas.

 

Sexta com chuva forte

Durante a sexta-feira, as áreas de instabilidade se intensificam novamente por causa da circulação de um grande vórtice ciclônico em altos níveis (VCAN) da atmosfera. Este vórtice é observado em 10 km de altitude. Os ventos gerados por este vórtice vão forçar a concentração de umidade e calor sobre São Paulo, o que vai facilitar a formação de áreas de instabilidade.

As condições para chuva diminuem no domingo com a intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre a região Sudeste.

 

 

Confira os números do temporal de 27/01/16

- foram 4859 descargas elétricas foram detectadas entre 15h e 20h sobre a cidade de São Paulo, sendo que 1776 foram das nuvens para o solo.

 

 

 

 

 

- o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura registrava 52 pontos de alagamento até 21h30, o maior do ano até agora

- os córregos Ipiranga e Lajeado, o ribeirão Piqueri e o rio Verde transbordaram

- na região do Mirante de Santana, na zona norte da capital

- Choveu acima de 20 mm entre o começo da tarde até por volta das 20h de forma generalizada na capital.

Confira os maiores acumulados no estado de São Paulo

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%