ASAS enfraquece sobre o Sudeste

01/02/2016 às 15:45
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Sul e Norte registram chuva volumosa

As regiões Norte e Sul do Brasil registraram os maiores volumes de chuva no Brasil entre a manhã do domingo e manhã desta segunda-feira, 1 de fevereiro. A presença de um grande vórtice ciclônico em altos níveis (VCAN) sobre o interior do Nordeste estimulou a formação de áreas de instabilidade na costa norte do Brasil. Nuvens carregadas se espalharam entre o Amapá e o Rio Grande do Norte e provocaram muita chuva na região de Salinópolis, no litoral do Pará.

 

 

Já no Sul, a chuva volumosa veio com a influência de um centro de baixa pressão persistente sobre o norte da Argentina e a passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sul.

No decorrer da semana, a situação não vai mudar muito sobre as duas regiões. As áreas de instabilidade sobre a costa norte do Brasil continuam ativas e continuam provocando chuva frequente. Há condições para chuva forte.

 

 

 

 

Sobre o Sul, mesmo com o afastamento da frente fria, áreas de instabilidade permanecem sobre quase todo o Sul e provocando chuva em quase toda a região. Pode chover forte.

A Alta subtropical do Atlântico Sul enfraquece sobre o Sudeste e facilita a ocorrência de pancadas de chuva.

Confira a análise da chuva para os próximos 10 dias.