As cachoeiras estão de volta

04/02/2016 às 17:15
por Josélia Pegorim

Atualizado 04/02/2016 às 17:42

Oferecimento
Efeito positivo da chuva de janeiro

Janeiro de 2016 foi marcado por pouca chuva sobre o quase todo o Sul do Brasil e grande parte da Região Norte. Mas o Sudeste, o Nordeste, Goiás, o Distrito Federal e o Tocantins tiveram chuva muito acima do normal.

O mapa mostra a anomalia (diferença em relação à média normal) da chuva sobre Brasil em janeiro de 2016. Os tons de azul representam chuva acima da média. Quanto mais forte o azul, maior foi a diferença acima da média. Foi o que ocorreu, por exemplo, na região de Barreiras, no oeste da Bahia, que teve o janeiro mais chuvoso desde 1961.

 

 

 

A chuvarada de janeiro causou estragos e enchentes, mas teve seu lado positivo também. Um dos benefícios foi devolver o volume de água para as cachoeiras. Nos verões de 2014 e 2015, muitas minguaram e até secaram por causa da falta de chuva. Mas este ano, as cachoeiras estão de volta e vão bombar neste Carnaval. As corredeiras em rios também revigoraram e já prometem grandes emoções para quem curte esportes radicais.

Banho de cachoeira é revigorador, mas pode ser também desastroso e até fatal se não tomarmos vários cuidados. A primeira lição é que cachoeira é linda, mas sempre traiçoeira. Algumas estão preparadas para receber visitantes e contam com apoios para ajudar a se deslocar pelas pedras, mas em geral não é assim.

O Climatemponews entrevistou Alécio Nunes, proprietário de uma empresa de ecoturismo e guia turístico que deu várias dicas importantes para você curtir uma cachoeira neste Carnaval em segurança.

Confira o infográfico e bom passeio!

 

 

 

 

Atenção! Afogamentos são mais comuns no verão