Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Calor aumenta no Sudeste

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Com a forte atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul sobre a Região Sudeste, não tem havido a formação de grandes áreas de instabilidade. Desde o início de fevereiro, toda a Região tem tido menos nebulosidade, menos chuva e mais calor. Os temporais que ocorreram nos últimos dias foram em pequenas áreas.

    Com a diminuição da nebulosidade, a maioria das áreas do Sudeste está tendo um Carnaval com muito sol e temperaturas elevadas. O calor intenso já incomoda muita gente e a previsão é de que esquentar ainda mais.

     

     

    Recorde de calor

    O calor vai aumentar no Sudeste nas próximas 48 horas, pois a Região vai entrar numa situação pré frontal. Ventos quentes vão predominar trazendo o calor dos trópicos para o Sudeste. Além disso, as regiões litorâneas vão sentir o efeito do aquecimento adiabático provocado pela proximidade com as encostas da Serra do Mar. Nesta situação, o ar que é forçado a descer a Serra do Mar se aquece cerca de 1°C a cada 100 metros.

     

    Cidades no litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro poderão ter temperaturas próximas dos 40°C até a tarde de quarta-feira, 10 de fevereiro. A mesma coisa pode ocorrer do Espírito Santo e do norte de Minas Gerais na quinta e na sexta-feira.

    As quatro capitais do Sudeste poderão registrar novos recordes de calor para 2016 até o fim da semana. Para São Paulo e Rio de Janeiro, a chance de bater o recorde de calor é maior nas tardes de terça e/ou da próxima quarta-feira. O Rio poderá chegar aos 40°C, sendo que a última vez que isto ocorreu foi no dia 28 de dezembro de 2015. Para Belo Horizonte e Vitória, a maior chance de novo recorde é na tarde de quarta ou de quinta-feira.

    Confira os recordes de calor de 2016 das capitais do Sudeste, de acordo com as medições das estações meteorológicas convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia

     

    Rio de Janeiro: 39,2°C em 1 de fevereiro

    Belo Horizonte: 33,7°C em 2 de fevereiro

    Vitória: 35,6°C em 14 de janeiro

    São Paulo: 33,6°C no dia 31 de janeiro e 1 de fevereiro.

     

    Frente fria traz chuva para depois do Carnaval

    A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre os efeitos da frente fria prevista para depois do Carnaval.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias