BH terá mais chuva no fim de semena

12/02/2016 às 19:46
por Josélia Pegorim

Atualizado 12/02/2016 às 23:20

Oferecimento
Chuva de sexta foi a mais forte em um mês

Uma violenta tempestade aconteceu no fim da tarde  desta sexta-feira sobre Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 63,2 mm de chuva em apenas 1 hora, entre 17 e 18 horas, na região da Pampulha.  Tecnicamente este volume de chuva é extremamente elevado para um período de tempo tão curto e com grande potencial para alagamentos repentinos. Na hora seguinte choveu mais 21,0mm e total em 2 horas foi de 84,2 mm. Várias ruas ficaram alagadas, com carros quase todos debaixo d´água. A ventania derrubou árvores. Ruas do campus da Universidade Federal de Minas Gerais ficaram alagadas. 

A última vez que Belo Horizonte teve um temporal assim foi entre os dias 16 e 17 de janeiro, quando choveu 108  mm.

 

 

 

A chuva intensa veio com ventania. O Inmet registrou uma rajada de vento de 90 km/h na hora da chuvarada.  O aeroporto da Pampulha  uma rajada de 48 km/h às 18 horas. A região do aeroporto internacional de Confins também teve chuva moderada e rajadas de vento com 38 km/h

 

Na imagem de satélite, as nuvens carregadas sobre a Grande Belo Horizonte aparecem como manchas azuladas. Elas se formaram por causa do calor e do aumento de umidade provocado pela passagem de uma frente fria pelo litoral do Rio De Janeiro e do Espírito Santo. Na tarde do dia 11 de fevereiro, Belo Horizonte foi a segunda capital mais seca do país, com nível de umidade relativa do ar de 38% às 16 horas. Nesta sexta, a umidade relativa neste horário foi de 47%.

 

 

 

 

Visão de parte das nuvens carregadas que passaram sobre Belo Horizonte no fim da tarde de 12/02/16.

 

 

 

Mais chuva

Com a passagem da frente fria pela costa do Sudeste, e o ar muito quente que já estava sobre a Região, voltou a chover sobre Minas Gerais depois de 10 dias com predomínio de tempo seco.

No fim de semana, as pancadas de chuva voltam a ocorrer, em geral à tarde e à noite, com raios e rajadas de vento. Há condições para novos temporais em áreas do centro, norte e oeste de Minas Gerais. Pode chover forte novamente sobre a Grande BH, mas não com acumulado tão grande em 24 horas como ocorrer nesta sexta-feira.

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

26°
max

25mm / 80%

Belo Horizonte - MG

18°
min

28°
max

25mm / 67%