El Niño trouxe mais neve para Califórnia

12/02/2016 às 18:12
por César Soares

Oferecimento
Acumulado de neve é o maior em 5 anos

O fenômeno climático El Niño provoca mudanças nas condições do tempo sobre diversas áreas do globo terrestre. Uma das alterações que mais chamaram a atenção foi o ocorrido durante o inverno na Califórnia que teve grandes acumulados de neve sobre as áreas montanhosas.

Ao longo da última semana de janeiro o volume acumulado de neve na Califórnia chegou aos 47,5cm, o que representa 15% acima da média histórica para o mês. Segundo registros das estações meteorológicas do Serviço Meteorológico Norte-Americano (NWS - sigla em inglês), 2016 já possui o maior acumulado de neve dos últimos 5 anos.

Imagens do satélite Suomi-NPP da NOAA/NASA mostram a comparação entre os acumulados de neve em 2015 e 2016 durante o mês de janeiro.

 

 

É possível perceber uma grande diferença entre os volumes acumulados de neve e a abrangência desta. Lembrando que a região da Califórnia depende da água de degelo para manter o seu abastecimento para a população. Exatamente por esse motivo que o ano de 2015 foi marcado por problemas no fornecimento de água para a população.

Mesmo assim o acumulado não é suficiente para reverter possíveis quadros de seca que poderão ser observados ao longo do ano de 2016.